Cientistas criam sangue humano sintético em pó

A vida de milhares de pessoas depende diariamente de transfusões de sangue. Quer por acidente ou doença, são muitos os que ficam à espera de sangue que, não raras vezes, nunca chega. Agora os cientistas acabaram com esse problema.

Tendo validade curta e oferta quase que necessariamente menor do que a procura, há anos que a ciência tenta criar algo que resolva em grande parte o problema: sangue artificial.

Juntando hemoglobina humana, retirada dos glóbulos vermelhos de sangue fora do prazo em bancos de doação, com um polímero sintético, o sangue sintético batizado de ErythroMer, será uma espécie de pó desidratado, que poderá ser armazenado durante anos.

Por outro lado, o sangue real só está em condições de ser utilizado durante pouco mais de um mês e só quando está refrigerado. A ideia agora é que o sangue artificial possa ser embalado com água purificada para ser utilizado quando um médico precisar.

O ErythroMer está a ser desenvolvido por laboratórios americanos, em cooperação com o Instituto Nacional de Saúde e o Departamento de Defesa dos EUA, mas ainda se encontra em fase de teste.

 

Segundo cientistas, os testes em humanos poderão acontecer dentro de 5 anos. A ideia é que, caso todos os testes corram da forma esperado, o sangue sintético passe a ser utilizado nos próximos 6 a 10 anos.

Há, porém, outros sangues artificiais em desenvolvimento pelo mundo, e até mesmo glóbulos vermelhos desenvolvidos em laboratório já se encontram em teste.

Para além de eventos ou doenças isoladas, regiões mais pobres do planeta precisam constante e intensamente de sangue, e esses avanços podem significar a diferença entre a saúde e a doença, entre a vida e a morte, para muita gente.

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …