Cientistas criam por acidente o vidro mais fino do mundo

Christopher Frey / Flick

-

Um grupo de cientistas da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e de Ulm, na Alemanha, criou acidentalmente o painel de vidro mais fino já visto. O vidro tem apenas uma molécula de espessura.

O novo vidro é composto por apenas dois átomos de espessura, e foi batizado de 2-D Glass. A descoberta ocorreu em 2012, mas só recentemente foi reconhecida pelos representantes do Guinness – o livro dos recordes, para poder entrar na edição de 2014 como “o vidro mais fino do mundo”.

DR Jason Koski / Cornell University Photography

 A investigadora Pinshane Huang e o professor David Muller com um modelo do vidro bidimensional

A investigadora Pinshane Huang e o professor David Muller com um modelo do vidro mais fino do mundo.

Um “acidente”

Os cientistas autores da invenção tentavam criar grafeno – uma placa bidimensional de átomos de carbono – quando notaram que havia alguma coisa errada com a criação. Havia uma espécie de “sujidade” no resultado final que, depois de analisada, se descobriu ser um composto formado por silício e oxigénio. Por outras palavras: era vidro.

Este “acidente” ocorreu graças a uma fuga de ar, que fez com que o cobre reagisse com o quartzo do forno onde o grafeno estava a ser produzido.

Esta invenção é assim a mais recente numa longa linha de invenções acidentais de produtos que era suposto serem outra coisa, onde entre outros constam os ilustres Post-Its, Coca-Cola e papel mata-borrão.

E quais as prováveis utilidades da descoberta? No futuro, o material poderá ser usado na produção de transístores, sem defeitos e ultra-finos, o que poderia melhorar, por exemplo, o funcionamento e desempenho dos processadores de smartphones e computadores.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …