Cientistas criam por acidente baterias mais duradouras

As baterias são um dos componente onde os avanços não têm acompanhado o resto da tecnologia, mas um acidente poderá vir dar uma ajuda, permitindo a criação de baterias bem mais duradouras que as actuais.

As baterias de iões de lítio podem ser das mais avançadas actualmente, mas embora ofereçam uma relação energia/densidade interessante, sofrem do problema do número de ciclos de carga/descarga.

Em alguns casos isso faz com que, após poucas centenas de ciclos a sua capacidade seja significativamente reduzida – e que faz com que, após alguns anos (ou até meses) de uso, se comece a sentir que a bateria já não dura o que durava.

Essa degradação deve-se à expansão e contracção microscópica das estrutura química da bateria, e que vai deteriorando a sua eficiência, coisa que há muito se tem tentado resolver… e que agora poderá ter sido, finalmente, conseguido… por acidente.

Durante uma experiência, os investigadores Li Ju, do MIT – Massachusetts Institute of Technology, e Wang Changan, da Tsinghua University, de Pequim, que trabalhavam com nanopartículas de alumínio, deixaram ficar o material exposto a ácido durante muito mais tempo do que o previsto.

Nature Communications / The Economist

A nova bateria evita muitos dos problemas das baterias convencionais com ânodos de grafite, ao alojar os ânodos de alumínio numa cápsula de óxido de titânio

A nova bateria evita muitos dos problemas das baterias convencionais com ânodos de grafite, ao alojar os ânodos de alumínio numa cápsula de óxido de titânio

Em vez de darem a experiência por arruinada, os dois investigadores decidiram analisar o que dali tinha resultado – e ainda bem que o fizeram.

O resultado foi a criação de micro-estruturas em que o alumínio ficava protegido por uma camada exterior de óxido de titânio, que actua como barreira de protecção contra a contracção e expansão do núcleo de alumínio – algo que se adequa perfeitamente às necessidades das baterias de lítio.

As experiências iniciais demonstraram que mesmo após 500 ciclos de recarregamento, uma bateria com este material podia manter uma carga quatro vezes superior à de baterias convencionais.

Este poderá não ser o milagre que se deseja, de ter baterias com muito maior capacidade.

Mas saber que uma bateria poderia potencialmente durar décadas em vez de um ou dois anos já seria um excelente primeiro passo.

Resta agora esperar que o processo possa ser facilmente adaptado para a produção em massa de forma comercialmente viável.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …