Cientistas criam por acidente baterias mais duradouras

As baterias são um dos componente onde os avanços não têm acompanhado o resto da tecnologia, mas um acidente poderá vir dar uma ajuda, permitindo a criação de baterias bem mais duradouras que as actuais.

As baterias de iões de lítio podem ser das mais avançadas actualmente, mas embora ofereçam uma relação energia/densidade interessante, sofrem do problema do número de ciclos de carga/descarga.

Em alguns casos isso faz com que, após poucas centenas de ciclos a sua capacidade seja significativamente reduzida – e que faz com que, após alguns anos (ou até meses) de uso, se comece a sentir que a bateria já não dura o que durava.

Essa degradação deve-se à expansão e contracção microscópica das estrutura química da bateria, e que vai deteriorando a sua eficiência, coisa que há muito se tem tentado resolver… e que agora poderá ter sido, finalmente, conseguido… por acidente.

Durante uma experiência, os investigadores Li Ju, do MIT – Massachusetts Institute of Technology, e Wang Changan, da Tsinghua University, de Pequim, que trabalhavam com nanopartículas de alumínio, deixaram ficar o material exposto a ácido durante muito mais tempo do que o previsto.

Nature Communications / The Economist

A nova bateria evita muitos dos problemas das baterias convencionais com ânodos de grafite, ao alojar os ânodos de alumínio numa cápsula de óxido de titânio

A nova bateria evita muitos dos problemas das baterias convencionais com ânodos de grafite, ao alojar os ânodos de alumínio numa cápsula de óxido de titânio

Em vez de darem a experiência por arruinada, os dois investigadores decidiram analisar o que dali tinha resultado – e ainda bem que o fizeram.

O resultado foi a criação de micro-estruturas em que o alumínio ficava protegido por uma camada exterior de óxido de titânio, que actua como barreira de protecção contra a contracção e expansão do núcleo de alumínio – algo que se adequa perfeitamente às necessidades das baterias de lítio.

As experiências iniciais demonstraram que mesmo após 500 ciclos de recarregamento, uma bateria com este material podia manter uma carga quatro vezes superior à de baterias convencionais.

Este poderá não ser o milagre que se deseja, de ter baterias com muito maior capacidade.

Mas saber que uma bateria poderia potencialmente durar décadas em vez de um ou dois anos já seria um excelente primeiro passo.

Resta agora esperar que o processo possa ser facilmente adaptado para a produção em massa de forma comercialmente viável.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …