Cientistas criam pele em laboratório que transpira e na qual nascem cabelos

Photoxpress

Cientistas japoneses anunciaram recentemente ter conseguido transplantar com sucesso uma pele artificial em ratos de laboratório.

Feita a partir de células estaminais das gengivas de um rato, a pele desenvolvida pela equipa de investigadores japoneses tem múltiplas camadas, desde os folículos capilares às glândulas sudoríparas.

Ou seja, quando foi implantada num rato sem pelo e com um sistema imunitário suprimido, o novo tecido conseguiu transpirar e ainda permitiu o crescimento de cabelos, tal como acontece com a pele natural.

Os investigadores acreditam que a mesma proeza só poderá acontecer em humanos daqui a cinco ou dez anos, mas que o sistema poderá revolucionar, por exemplo, o tratamento de pessoas com queimaduras graves ou doenças de pele.

Além disso, o mesmo método poderá vir a ser usado para o fabrico de amostras de pele que poderão ser uma boa alternativa para os testes químicos feitos em animais.

De acordo com o principal autor do estudo, Takashi Tsuji, recentemente publicado na Science Advances, o “desenvolvimento da pele artificial tinha sido, até agora, dificultado pelo facto de o tecido não ter partes importantes, como os folículos pilosos e as glândulas exócrinas”.

“Com esta nova técnica, temos conseguido desenvolver com sucesso uma pele que replica a função do tecido normal. Estamos cada vez mais perto do sonho de sermos capazes de recriar órgãos reais em laboratório para transplante”.

-

O cientista, que faz parte do Centro Riken de Biologia do Desenvolvimento, em Kobe, conduziu esta pesquisa juntamente com outros colegas da Universidade de Tóquio, das cidades de Sagamihara e Sendai.

Em declarações à BBC, John McGrath, professor de dermatologia molecular do King’s College, em Londres, afirma que esta nova pesquisa foi um grande passo em frente nesta matéria.

“Os enxertos de pele atuais funcionam mas não se parecem nem se comportam como pele. Se não temos os folículos capilares ou as glândulas sudoríparas, não vai funcionar como pele”, sublinha.

“Aqui, em vez de termos pedaços isolados, temos uma caixa inteira de coisas. É como no futebol: qualquer um pode ter o Wayne Rooney, mas agora temos o Manchester United todo. Há uma equipa completa em campo, com jogadores que interagem entre si”, compara.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …

Sánchez insta a oposição a seguir o exemplo de Portugal (e exige solidariedade europeia sem fissuras)

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu esta quinta-feira à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, onde o presidente do PSD, Rui Rio, fez um “discurso emotivo” a desejar “boa sorte” e a oferecer …

Clube alemão vendeu 100 mil bilhetes para um jogo contra um "adversário invisível"

O Lokomotive Leipzig, da quarta divisão alemã, vendeu mais de 100 mil bilhetes virtuais a um euro cada para um jogo contra um "adversário invisível", a realizar no próximo dia 8 de Maio. A venda de …

Rui Pinto aceita revelar passwords dos discos encriptados que lhe foram apreendidos

Uma das condições para Rui Pinto ser colocado em prisão domiciliária terá passado pela sua colaboração com as autoridades. O hacker português vai revelar as passwords dos discos rígidos encriptados que lhe foram apreendidos. Rui Pinto, …

FC Porto de olho no espanhol Alex Centelles

A imprensa espanhola avança que os dragões estão de olho no lateral esquerdo Álex Centelles, jogador do Valência que neste momento joga no Famalicão. Segundo o programa espanhol Tiempo de Descuento, citado pelo jornal A Bola, …

Aumentos na Função Pública? Siza Vieira "não sabe", CGTP diz ser "inaceitável" e UGT quer negociar

Os aumentos para a Função Pública prometidos pelo Governo de António Costa estão em risco por causa da pandemia de covid-19. Mas a CGTP e a UGT não desistem, ainda que de formas diferentes. O …