Cientistas criam pele em laboratório que transpira e na qual nascem cabelos

Photoxpress

Cientistas japoneses anunciaram recentemente ter conseguido transplantar com sucesso uma pele artificial em ratos de laboratório.

Feita a partir de células estaminais das gengivas de um rato, a pele desenvolvida pela equipa de investigadores japoneses tem múltiplas camadas, desde os folículos capilares às glândulas sudoríparas.

Ou seja, quando foi implantada num rato sem pelo e com um sistema imunitário suprimido, o novo tecido conseguiu transpirar e ainda permitiu o crescimento de cabelos, tal como acontece com a pele natural.

Os investigadores acreditam que a mesma proeza só poderá acontecer em humanos daqui a cinco ou dez anos, mas que o sistema poderá revolucionar, por exemplo, o tratamento de pessoas com queimaduras graves ou doenças de pele.

Além disso, o mesmo método poderá vir a ser usado para o fabrico de amostras de pele que poderão ser uma boa alternativa para os testes químicos feitos em animais.

De acordo com o principal autor do estudo, Takashi Tsuji, recentemente publicado na Science Advances, o “desenvolvimento da pele artificial tinha sido, até agora, dificultado pelo facto de o tecido não ter partes importantes, como os folículos pilosos e as glândulas exócrinas”.

“Com esta nova técnica, temos conseguido desenvolver com sucesso uma pele que replica a função do tecido normal. Estamos cada vez mais perto do sonho de sermos capazes de recriar órgãos reais em laboratório para transplante”.

-

O cientista, que faz parte do Centro Riken de Biologia do Desenvolvimento, em Kobe, conduziu esta pesquisa juntamente com outros colegas da Universidade de Tóquio, das cidades de Sagamihara e Sendai.

Em declarações à BBC, John McGrath, professor de dermatologia molecular do King’s College, em Londres, afirma que esta nova pesquisa foi um grande passo em frente nesta matéria.

“Os enxertos de pele atuais funcionam mas não se parecem nem se comportam como pele. Se não temos os folículos capilares ou as glândulas sudoríparas, não vai funcionar como pele”, sublinha.

“Aqui, em vez de termos pedaços isolados, temos uma caixa inteira de coisas. É como no futebol: qualquer um pode ter o Wayne Rooney, mas agora temos o Manchester United todo. Há uma equipa completa em campo, com jogadores que interagem entre si”, compara.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …