Cientistas criam o material mais resistente de sempre

(dr) carbyneventures.com

-

A busca pelos materiais mais leves e resistentes possíveis levou à criação do grafeno e nanotubos de carbono, mas agora os cientistas conseguiram criar um material que os supera: o “carbyne”.

O carbyne, uma forma exótica de carbono, que consiste numa fileira de átomos individuais de carbono, já tinha sido simulado por investigadores, e prometia ter propriedades de resistência e rigidez que superavam todos os materiais conhecidos.

Infelizmente, é altamente instável, o que o tornava bastante difícil de sintetizar… até agora.

Investigadores da Universidade de Viena, conseguiram criar carbyne com sucesso e em forma estável, e em secções muito mais longas do que anteriormente (6400 átomos versus os 100 átomos das experiências anteriores).

E o truque para o conseguir nem foi assim muito complicado: consistiu em criar esta fileira de átomos de carbono dentro de um cilindro de grafeno, que serve de protecção ao carbyne e lhe dá a estabilidade necessária.

(dr) Thomas Pichler et al / Nature

O carbyne é uma fileira de átomos de carbono dentro de um cilindro de grafeno

O carbyne é uma fileira de átomos de carbono dentro de um cilindro de grafeno

Segundo as simulações matemáticas, o carbyne deverá ser mais resistente que o grafeno e o diamante, e ter o dobro da rigidez dos materiais actuais.

O estudo, liderado pelo físico Thomas Pichler, investigador da Universidade de Viena, foi publicado no início deste mês na revista Naure.

Mais um pequeno passo para o Homem… mas um grande passo a caminho de um material que permita finalmente criar o tão antecipado elevador espacial?

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Theresa May vence moção de censura

A primeira-ministra britânica venceu a votação por 200 votos contra 117 e continua na liderança do Partido Conservador e do governo. A moção foi apresentada por membros do seu próprio partido, insatisfeitos com o acordo …

Benfica vs AEK | Grimaldo de luxo no adeus à Champions

O Benfica fechou a sua participação no Grupo E da Liga dos Campeões com uma vitória, a segunda da temporada no adeus à prova, e frente ao mesmo adversário com que alcançara o primeiro triunfo, …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …