Cientistas criam mosquito resistente à malária

Centers for Disease Control and Prevention / Wikimedia

Anopheles, mosquito da Malária

Anopheles, mosquito da Malária

Investigadores norte-americanos desenvolveram um mosquito geneticamente modificado que pode resistir à infeção da malária.

Nos dias que correm, ainda existem cerca de 3,2 mil milhões de pessoas, praticamente o equivalente a metade da população mundial, que estão sujeitas a contrair a malária.

Apesar de já existirem várias formas para tentar combater a doença como, por exemplo, repelentes e medicamentos, a ciência ainda não conseguiu encontrar uma solução definitiva. De acordo com os números, a malária, causada por protozoários parasitários do género Plasmodium, ainda mata cerca de 580 mil pessoas por ano.

Uma equipa de investigação da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, acredita que um mosquito geneticamente modificado vai ser uma ajuda fundamental no combate a esta doença, conta a BBC.

Para criar este novo inseto, os cientistas usaram o Anopheles stephensi, um tipo de mosquito encontrado na Índia. Depois, através de um método conhecido por CRISPR, um novo código de ADN foi inserido no genoma do mosquito de forma a torná-lo mais resistente ao parasita da malária.

O gene do ADN incluía os anticorpos que combatem o parasita e foi conseguido quase na sua maioria através de todos os mosquitos existentes nas várias gerações.

Quando os dois mosquitos procriaram, a nova geração herdou a mesma resistência dos progenitores, o que significa, de acordo com a teoria publicada na revista científica PNAS, que se as pessoas fossem picadas por estes mosquitos a doença não seria transmitida.

Os cientistas acreditam assim que, caso este inseto seja bem sucedido fora do laboratório, pode impedir a transmissão da doença aos seres humanos e o mesmo método pode ser usado noutras espécies.

Um especialista da London School of Hygiene & Tropical Medicine, David Conway, acredita que este pode ser um inseto “promissor”. “Não se trata de um projeto acabado mas parece certamente promissor. Pode ser uma alternativa para este tipo de problemas através da via genética”, afirma.

Já existem cientistas que pretendem até usar mosquitos geneticamente modificados inférteis, algo que poderia ser uma solução ‘rápida’ para acabar com todos os outros responsáveis pela propagação da doença.

Porém, cientistas alertam que esta poderia ser uma técnica demasiado violenta e que poderia trazer consequências não desejadas para o planeta.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …