Cientistas criam mosquito capaz de evitar avanço da malária

Sanofi Pasteur / Flickr

-

Os cientistas criaram um mosquito geneticamente modificado que produz 95% de larvas machos, impedindo quase totalmente a conceção de fêmeas, um avanço na luta contra a malária, anunciou hoje o Imperial College de Londres.

Os investigadores injetaram no genoma do mosquito ‘anopheles gambiae’, um dos principais vetores da malária no mundo, uma enzima voraz que corta o ADN do cromossoma X (que produz fêmeas), mas não ataca o cromossoma Y (que produz machos).

Nos testes laboratoriais, foram colocados em caixas 50 machos geneticamente modificados e 50 fêmeas selvagens e, em quatro de cada cinco caixas, a população de mosquitos foi totalmente destruída em seis gerações, devido à falta de fêmeas para continuar a reprodução.

“Pensamos que o nosso avanço é um grande passo em frente: pela primeira vez, conseguimos impedir o desenvolvimento de fêmeas em laboratório, o que poderá contribuir para eliminar a malária”, resumiu Andrea Crisanti, do departamento de Ciências da Vida de l’Imperial College.

Desde 2000, as medidas de controlo das populações de mosquitos e o reforço da prevenção permitiram reduzir a mortalidade da malária (ou paludismo) em 42%, mas esta doença ainda causa a morte de mais de 600 mil pessoas por ano, nomeadamente na África subsariana.

Já existem mosquitos resistentes aos inseticidas e as fontes de malária resistentes aos tratamentos têm-se desenvolvido.

Experiências semelhantes estão já no terreno no Brasil e na Malásia tendo em vista lutar contra o dengue, uma infeção viral propagada por um outro tipo de mosquito, o ‘aedes aegypti’.

Neste caso, os mosquitos foram geneticamente modificados para produzir larvas que não chegarão à idade adulta e nunca poderão picar o homem.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …