Cientistas criam híbrido de humano e ovelha

(dr) Juan Carlos Izpisua Belmonte

Primeiro embrião híbrido humano-porco (com 4 semanas), janeiro de 2017

Este é mais um passo para conseguir que os animais híbridos desenvolvam órgãos humanos, que possam ser usados como matéria-prima para transplantes.

Uma equipa de cientistas cultivou embriões híbridos de ovelha com células humanas, com a intenção de que, no futuro, esses animais venham a desenvolver órgãos humanos, segundo a Associação para o Avanço da Ciência nos EUA.

O ano passado, uma equipa de cientistas liderada por Juan Carlos Izpisua Belmonte já tinha criado um “embrião quimera”, termo adotado da mitologia grega, de humano+porco, que evoluiu durante 28 dias, que continha uma célula humana em cada 100.000 células.

Agora, especialistas das universidades da Califórnia e de Stanford, nos EUA, fizeram o mesmo, mas com ovelhas e numa proporção bastante maior: “aproximadamente 1 célula humana em cada 10.000 células”, explica Pablo Ross, um dos membros da equipa, citado pelo The Guardian.

Trabalhar com ovelhas tem várias vantagens, destaca Ross, já que os seus zigotos se produzem mais facilmente por fecundação in vitro e são necessárias quantidades menores. No caso do porco, “normalmente transferimos 50 embriões para um destinatário”, enquanto que com as ovelhas “transferimos apenas quatro”.

Dos 28 dias de desenvolvimento, 21 estiveram dentro da ovelha, tendo sido, depois desse período, destruídos devido a restrições legais que proíbem esse processo entre espécies distintas por um período superior. Alguns especialistas estimam que, para obter resultados válidos, pelo menos 1% das células devem ser humanas e o tempo de desenvolvimento deveria ser estendido por até 70 dias, pelo menos.

Este avanço científico poderia permitir resolver a escassez de órgãos para realizar transplantes. De acordo com Bruce Whitelaw, professor de biotecnologia animal, trata-se de “um passo importante para explorar se as ovelhas são uma opção para o emocionante projeto ‘quimérico'”.

Por outro lado, as organizações que defendem os direitos dos animais protestam contra este tipo de experiências, que geram preocupações éticas sobre se essas “quimeras” acabariam por ter mente humana.

Hiro Nakauchi, da Universidade de Stanford, argumenta que “a contribuição das células humanas é muito pequena até agora” e isto “em nada se parece com um porco com rosto ou cérebro humano”.

Os resultados foram apresentados no fim de semana, durante o encontro anual da Associação para o Avanço da Ciência nos EUA, em Austin, no Texas, EUA.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Mais um passo no sentido de poder usar animais para c e assim poder…”

    Mais um passo para quê, caro ZAP? O “c” é referente a quê? É para comer ou apenas para coisar?

  2. É lamentável que não se procurem outras soluções para obter órgãos para transplante. É abusivo utilizar animais para esse efeito. É excessivo o uso de animais em laboratório. Há certamente outras opções eticamente mais sensatas.

    • Pronto, então se alguem precisar de algum orgão aqui o João Carlos Lopes disponibiliza-se para tal, podem tirar o que precisare!!

      Que idiota, os orgãos humanos só existem nos HUMANOS, não crescem nas arvores! Volta para a primária ó Antilope…

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …