Cientistas criam o cabo elétrico mais fino do mundo

SLAC National Accelerator Laboratory

O tamanho do cabo elétrico comparado ao de um centavo de dólar americano

O tamanho do cabo elétrico comparado ao de um centavo de dólar americano

Os cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, usaram pequenos pedaços de estruturas que se assemelham ao diamante para construir um fio elétrico que tem apenas três átomos de espessura.

Segundo o Science Alert, a equipa encaixou os diamantóides – que estão ligados a átomos de enxofre e cobre – como se fossem Legos, para dar forma ao cabo elétrico que só é observável a uma nano-escala.

“O que mostramos aqui é que podemos criar fios minúsculos e condutores do menor tamanho possível que essencialmente se encaixam sozinhos”, afirmou o cientista Hao Yan.

“O processo é simples: despejamos os ingredientes e conseguimos obter resultados em meia hora. É como se os diamantóides soubessem para onde devem ir“, adiantou.

Os cientistas revelam que os diamantóides atraem-se uns aos outros, através das Forças de Van der Waals.

“Muito parecido com os blocos LEGO, eles só se encaixam de uma maneira que é determinada pelo seu tamanho e forma”, destacou a cientista Fei Hua Li.

“Os átomos de cobre e de enxofre de cada bloco de construção enrolaram-se no meio, formando o núcleo condutor do fio, e os diamantóides mais volumosos estão enrolados no exterior, formando a concha isoladora”, sublinhou.

Não é a primeira vez que os especialistas trabalham no desenvolvimento de nano-fios capazes de conduzir uma corrente elétrica, mas a equipa diz que esta cadeia de diamantóides de apenas três átomos de largura é a menor estrutura construída até hoje.

O estudo foi publicado na Nature, e abre caminho para o desenvolvimento de vários tecidos capazes de conduzir eletricidade e outras aplicações que estão a entusiasmar a comunidade científica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o Bloco já vale o dobro do CDS)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …

Theresa May pode demitir-se esta sexta-feira

A pressão sobre Theresa May tornou-se insuportável, segundo o jornal britânico The Times, que cita fontes dos conservadores próximas de May, após mais uma demissão no executivo de Londres. De acordo com o jornal, a primeira-ministra …

Os percevejos andaram ao lado do T-rex (e sobreviveram ao asteróide que matou os dinossauros)

Percevejos têm sido companheiros parasitas de outras espécies além dos humanos durante mais de cem milhões de anos, tendo caminhado na terra ao mesmo tempo que os dinossauros. Uma equipa internacional de cientistas comparou o ADN …