Cientistas criam aplicação capaz de avaliar risco genético de doença arterial coronária

Após avaliação dos indicadores inseridos pelo utilizador, aplicação faz a avaliação e encaminha os pacientes para os cuidados de saúde mais apropriados, caso seja necessário.

Uma equipa de cientistas Scripps Research Translational Institute desenvolveu uma aplicação para smatphones cujo objetivo é calcular o risco genético de cada indivíduo sofrer de doença arterial coronária, promovendo, posteriormente, o encaminhamento para cuidados de saúde apropriados.

A doença é considerada a causa de morte mais recorrente no mundo inteiro, ao passo que nos Estados Unidos da América se estima que existem 20 milhões de indivíduos com este diagnóstico – apesar de apenas um terço dos que têm risco mais elevado de morte tomarem medicação apropriada.

Partindo do pressuposto, confirmado, de que a doença arterial coronária tem um peso hereditário forte, o risco de condições genéticas pode desempenhar um papel importante no processo de identificação dos pacientes que podem beneficiar da medicação para a redução de lípidos.

Para além da aplicação, os investigadores também desenvolveram um artigo científico no qual abordam os efeitos positivos da tecnologia em encaminhar os doentes de alto risco para acompanhamento médico.

A aplicação consegue calcular os níveis de risco poligénico do utilizador para a CAD a partir de dados médicos previamente inseridos.

Depois do utilizador preencher uma série de inquéritos de saúde e de consentir o tratamento de dados, é fornecido uma pontuação para o risco genético para CAD, juntamente com conselhos para modificações de estilo de vida e aconselhamento genético.

No estudo, a aplicação é apresentada tecnicamente como uma ferramenta de pesquisa, com os investigadores a observarem os resultados de 721 utilizadores.

Cada um dos indivíduos que participou no estudo dispôs de informações relativas ao risco genético inicial, sendo seguido durante um ano para monitorização das respostas a longo prazo.

“Agora temos a oportunidade de integrar a genética das pessoas na sua avaliação da saúde cardiovascular para a ajudar a compreender melhor o seu risco individualizado e capacitá-las de informações que lhes permitam fazer as modificações necessárias no seu estilo de vida”, apontou Evan Muse, um dos autores do estudo.

A investigação também descobriu que os participantes que receberam pontuações de risco genético de doença arterial coronária tinham também o dobro de probabilidades de iniciar medicação para reduzir o risco de colesterol durante os 12 meses de acompanhamento em comparação com os que receberam pontuações mais baixas.

Perante estes avanços, o autor Ali Torkamani disse que as intervenções precoces nas pessoas com maior risco de CSD poderiam ter um contributo significativo para a saúde pública, considerando quantas pessoas morrem de ataques cardíacos inesperados todos os anos.

O investigador acrescenta que até para os indivíduos com risco genético baixo de DAC a informação pode ser relevante.

O projeto de investigação está ainda em curso e a equipa pretende avaliar a eficácia da aplicação com um maior volume de pacientes.

Outros trabalhos de investigação irão também acompanhar resultados cardiovasculares específicos, tais como ataques cardíacos, para melhor compreender o valor de oferecer aos utilizadores escores de risco CAD genéticos. Nesta fase, a aplicação só está disponível no mercado norte-americano.