Todos os cientistas (menos um) contestam conspiração dos chemtrails

Fernando.Kokubun / Flickr

“Contrails” - ou rastos de condensação - de um avião a jato

“Contrails” – ou rastos de condensação – de um avião a jato

Um grupo de investigadores dedicados à química atmosférica e ao estudo da poluição do ar realizou um estudo que permitiu a desmistificação da teoria de que os traços esbranquiçados deixados pelos aviões no céu são rastos químicos – chemtrails.

A teoria da conspiração sobre os chemtrails sustenta que os rastos deixados por alguns aviões são, na verdade, agentes químicos ou biológicos, deliberadamente pulverizados a grandes altitudes, que prejudicam a saúde da população.

Várias versões da teoria circulam na Internet, e defendem que a atividade é dirigida por funcionários dos governo, algo que tem sido negado pelas agências governamentais.

Para esclarecer as chemtrails/contrails, um grupo de investigadores resolveu consultar cientistas, para saber se haverá alguma prova científica de que possam estar a ser espalhados produtos químicos na atmosfera.

A pesquisa, publicada na Environmental Research Letters, aponta que 76 dos 77 cientistas entrevistados admitiram que os rastos são apenas a prova visível da condensação do vapor de água expulso pelos aviões a altas atitudes.

Em aviação, os rastos esbranquiçados são chamados de contrails – ou rastos de condensação – e são vistos desde os primeiros voos a jato.

No entanto, um especialista revelou ter encontrado provas de que, numa determinada região onde os níveis de bário no solo eram baixos, os valores deste químico na atmosfera estavam elevados.

Mick West, responsável pelo Metabunk – um site dedicado à refutação de teorias da conspiração – considera que a incerteza do cientista é um mero reflexo do poder destas teorias, isto é, “mostra que nem os cientistas estão imunes a este tipo de coisas”, sublinha no The New York Times.

Os apoiantes da teoria dos chemtrails terão já revelado análises laboratoriais que mostram níveis anormais de concentração de elementos químicos em amostras de água e solo das regiões onde terá sido realizada uma suposta pulverização.

A maioria dos cientistas nega essas conclusões e insiste que os níveis químicos das zonas geográficas em causa são perfeitamente normais.

Pronto, está explicado, a teoria da conspiração dos chemtrails foi desmistificada – e os seus adeptos podem agora voltar a concentrar-se na teoria de que o homem não foi de facto à Lua (e de que Elvis está vivo).

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …