Todos os cientistas (menos um) contestam conspiração dos chemtrails

Fernando.Kokubun / Flickr

“Contrails” - ou rastos de condensação - de um avião a jato

“Contrails” – ou rastos de condensação – de um avião a jato

Um grupo de investigadores dedicados à química atmosférica e ao estudo da poluição do ar realizou um estudo que permitiu a desmistificação da teoria de que os traços esbranquiçados deixados pelos aviões no céu são rastos químicos – chemtrails.

A teoria da conspiração sobre os chemtrails sustenta que os rastos deixados por alguns aviões são, na verdade, agentes químicos ou biológicos, deliberadamente pulverizados a grandes altitudes, que prejudicam a saúde da população.

Várias versões da teoria circulam na Internet, e defendem que a atividade é dirigida por funcionários dos governo, algo que tem sido negado pelas agências governamentais.

Para esclarecer as chemtrails/contrails, um grupo de investigadores resolveu consultar cientistas, para saber se haverá alguma prova científica de que possam estar a ser espalhados produtos químicos na atmosfera.

A pesquisa, publicada na Environmental Research Letters, aponta que 76 dos 77 cientistas entrevistados admitiram que os rastos são apenas a prova visível da condensação do vapor de água expulso pelos aviões a altas atitudes.

Em aviação, os rastos esbranquiçados são chamados de contrails – ou rastos de condensação – e são vistos desde os primeiros voos a jato.

No entanto, um especialista revelou ter encontrado provas de que, numa determinada região onde os níveis de bário no solo eram baixos, os valores deste químico na atmosfera estavam elevados.

Mick West, responsável pelo Metabunk – um site dedicado à refutação de teorias da conspiração – considera que a incerteza do cientista é um mero reflexo do poder destas teorias, isto é, “mostra que nem os cientistas estão imunes a este tipo de coisas”, sublinha no The New York Times.

Os apoiantes da teoria dos chemtrails terão já revelado análises laboratoriais que mostram níveis anormais de concentração de elementos químicos em amostras de água e solo das regiões onde terá sido realizada uma suposta pulverização.

A maioria dos cientistas nega essas conclusões e insiste que os níveis químicos das zonas geográficas em causa são perfeitamente normais.

Pronto, está explicado, a teoria da conspiração dos chemtrails foi desmistificada – e os seus adeptos podem agora voltar a concentrar-se na teoria de que o homem não foi de facto à Lua (e de que Elvis está vivo).

BZR, ZAP / Hypescience

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …