Todos os cientistas (menos um) contestam conspiração dos chemtrails

Fernando.Kokubun / Flickr

“Contrails” - ou rastos de condensação - de um avião a jato

“Contrails” – ou rastos de condensação – de um avião a jato

Um grupo de investigadores dedicados à química atmosférica e ao estudo da poluição do ar realizou um estudo que permitiu a desmistificação da teoria de que os traços esbranquiçados deixados pelos aviões no céu são rastos químicos – chemtrails.

A teoria da conspiração sobre os chemtrails sustenta que os rastos deixados por alguns aviões são, na verdade, agentes químicos ou biológicos, deliberadamente pulverizados a grandes altitudes, que prejudicam a saúde da população.

Várias versões da teoria circulam na Internet, e defendem que a atividade é dirigida por funcionários dos governo, algo que tem sido negado pelas agências governamentais.

Para esclarecer as chemtrails/contrails, um grupo de investigadores resolveu consultar cientistas, para saber se haverá alguma prova científica de que possam estar a ser espalhados produtos químicos na atmosfera.

A pesquisa, publicada na Environmental Research Letters, aponta que 76 dos 77 cientistas entrevistados admitiram que os rastos são apenas a prova visível da condensação do vapor de água expulso pelos aviões a altas atitudes.

Em aviação, os rastos esbranquiçados são chamados de contrails – ou rastos de condensação – e são vistos desde os primeiros voos a jato.

No entanto, um especialista revelou ter encontrado provas de que, numa determinada região onde os níveis de bário no solo eram baixos, os valores deste químico na atmosfera estavam elevados.

Mick West, responsável pelo Metabunk – um site dedicado à refutação de teorias da conspiração – considera que a incerteza do cientista é um mero reflexo do poder destas teorias, isto é, “mostra que nem os cientistas estão imunes a este tipo de coisas”, sublinha no The New York Times.

Os apoiantes da teoria dos chemtrails terão já revelado análises laboratoriais que mostram níveis anormais de concentração de elementos químicos em amostras de água e solo das regiões onde terá sido realizada uma suposta pulverização.

A maioria dos cientistas nega essas conclusões e insiste que os níveis químicos das zonas geográficas em causa são perfeitamente normais.

Pronto, está explicado, a teoria da conspiração dos chemtrails foi desmistificada – e os seus adeptos podem agora voltar a concentrar-se na teoria de que o homem não foi de facto à Lua (e de que Elvis está vivo).

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes. Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não …

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …