Todos os cientistas (menos um) contestam conspiração dos chemtrails

Fernando.Kokubun / Flickr

“Contrails” - ou rastos de condensação - de um avião a jato

“Contrails” – ou rastos de condensação – de um avião a jato

Um grupo de investigadores dedicados à química atmosférica e ao estudo da poluição do ar realizou um estudo que permitiu a desmistificação da teoria de que os traços esbranquiçados deixados pelos aviões no céu são rastos químicos – chemtrails.

A teoria da conspiração sobre os chemtrails sustenta que os rastos deixados por alguns aviões são, na verdade, agentes químicos ou biológicos, deliberadamente pulverizados a grandes altitudes, que prejudicam a saúde da população.

Várias versões da teoria circulam na Internet, e defendem que a atividade é dirigida por funcionários dos governo, algo que tem sido negado pelas agências governamentais.

Para esclarecer as chemtrails/contrails, um grupo de investigadores resolveu consultar cientistas, para saber se haverá alguma prova científica de que possam estar a ser espalhados produtos químicos na atmosfera.

A pesquisa, publicada na Environmental Research Letters, aponta que 76 dos 77 cientistas entrevistados admitiram que os rastos são apenas a prova visível da condensação do vapor de água expulso pelos aviões a altas atitudes.

Em aviação, os rastos esbranquiçados são chamados de contrails – ou rastos de condensação – e são vistos desde os primeiros voos a jato.

No entanto, um especialista revelou ter encontrado provas de que, numa determinada região onde os níveis de bário no solo eram baixos, os valores deste químico na atmosfera estavam elevados.

Mick West, responsável pelo Metabunk – um site dedicado à refutação de teorias da conspiração – considera que a incerteza do cientista é um mero reflexo do poder destas teorias, isto é, “mostra que nem os cientistas estão imunes a este tipo de coisas”, sublinha no The New York Times.

Os apoiantes da teoria dos chemtrails terão já revelado análises laboratoriais que mostram níveis anormais de concentração de elementos químicos em amostras de água e solo das regiões onde terá sido realizada uma suposta pulverização.

A maioria dos cientistas nega essas conclusões e insiste que os níveis químicos das zonas geográficas em causa são perfeitamente normais.

Pronto, está explicado, a teoria da conspiração dos chemtrails foi desmistificada – e os seus adeptos podem agora voltar a concentrar-se na teoria de que o homem não foi de facto à Lua (e de que Elvis está vivo).

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Recapitalização da CGD faz disparar défice para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Violaram-na quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …

Marcelo despediu-se da "verdadeira vocação" da sua vida com mensagem de esperança no futuro

O Presidente da República despediu-se na tarde desta quinta-feira da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a "verdadeira vocação" de toda a sua vida. "A universidade, a minha universidade foi …

Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite. Em reação …

Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares em propinas de bolseiros

A Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares de euros em propinas cobradas ao longo de dois anos a estudantes de doutoramento que tinham uma bolsa de estudo atribuída pela instituição de ensino. A Universidade …

94 mortos e dezenas de desaparecidos em naufrágio na Tanzânia

Pelo menos 94 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação, na Tanzânia, que transportava cerca de 400 pessoa. O balanço inicial dava conta de 79 mortes e dezenas de desaparecidos. De acordo com as equipas de …

Nem extraterrestres, nem espiões. Pornografia infantil encerrou Observatório Solar

O Observatório Solar do Novo México, nos EUA, esteve encerrado durante 11 dias, sem se saber porquê. Depois dos rumores de extraterrestres ou de espionagem, descobre-se que, afinal, o fecho se deveu a uma investigação do …

Finanças confirmam fim da proibição dos prémios de desempenho

O Governo confirmou que vai eliminar no Orçamento do Estado para 2019 algumas normas para a função pública, como a proibição de atribuir prémios de desempenho ou a possibilidade de progressões na carreira por opção …