Cientistas querem construir uma “Arca de Noé” na Lua

NASA

Na anual Conferência Aeroespacial do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos, uma equipa de investigadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugeriu construir um banco de esperma sob a superfície lunar.

Os cientistas propõe que o projeto funcione como o “cofre do Apocalipse”, o maior repositório mundial de sementes, tendo por missão proteger as diferentes espécies do planeta contra guerras ou catástrofes naturais que possam vir a destruir por completo colheitas alimentares.

Esta “apólice de seguro” para o futuro da humanidade e de todas as espécies da Terra seria um repositório de células reprodutivas, incluindo espermatozoides e óvulos, escreve a VICE.



Este não é propriamente um conceito novo. Em 2019, cientistas propuseram que as tripulações de mulheres astronautas em missões de longo prazo, onde precisassem de povoar novos planetas, pudessem ser enviadas com bancos de esperma.

Agora, a ideia é depositar os espermatozoides e óvulos em poços lunares, que estão entre 80 a 100 metros de profundidade. Assim, conseguem protegê-los de alterações drásticas de temperatura, asteroides e radiação.

University of Arizona

“Arca de Noé” na Lua.

A equipa de investigadores teorizou alguns dos cenários de extinção em massa que justificam avançar com esta ideia, nomeadamente: erupção de um super-vulcão, guerra nuclear global, impacto de um asteroide, epidemia global, alterações climáticas, tempestade solar global e seca.

“Ainda podemos salvá-los [espermatozoides e óvulos] até que a tecnologia avance para depois reintroduzir essas espécies – por outras palavras, salvá-los para outro dia”, disse o autor principal do estudo, Jekan Thanga.

Para levar as cápsulas até ao fundo dos poços lunares, os investigadores sugeriram desenvolver robôs que se movem usando levitação quântica.

A apresentação dos investigadores não mencionou, no entanto, como é que os espermatozoides e óvulos necessários para a arca serão recolhidos.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …