Cientistas criam máquina que transforma urina em água potável

Pedro França / Agência Senado

-

Investigadores belgas desenvolveram uma máquina que, a partir da energia solar, consegue transformar urina em água potável.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Gante, na Bélgica, anunciou a criação de uma máquina que consegue transformar urina em água potável.

Em declarações ao Daily Mail, os investigadores explicam que o aparelho usa energia solar e, por isso, é não só mais eficiente a nível energético como pode também ser aplicado em zonas onde não exista rede elétrica.

O aparelho recolhe a urina num tanque de grandes dimensões, aquecendo-a através de uma caldeira movida a energia solar.

De seguida, a urina aquecida passa por uma membrana especial, que trata de separar a água de nutrientes como o potássio, o azoto e o fósforo.

Resultado final: a água pode ser usada para beber e a outra boa notícia é que os nutrientes recolhidos podem também ser utilizados para fazer fertilizantes.

“Conseguimos recuperar fertilizante e água potável da urina através de um processo simples e de energia solar”, disse o investigador Sebastiaan Derese, que trabalhou no projeto.

A equipa instalou recentemente a máquina num festival de música e teatro em Gante, durante dez dias, sob o lema “Pee for Science” (“Urina pela Ciência” em tradução livre).

Com a urina “emprestada” pela comunidade, a iniciativa conseguiu recolher mil litros de água que agora vai ser usada para produzir uma das melhores especialidades belgas: cerveja.

O objetivo a curto prazo é instalar a máquina em locais ligados ao desporto e aeroportos mas os cientistas esperam que o aparelho possa trazer mudanças ainda mais significativas.

A equipa belga acredita que esta pode ser uma boa solução para ajudar zonas rurais e até mesmo países em desenvolvimento.

ZAP

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugueses são dos que mais confiam nas notícias (mas confiança tem vindo a baixar)

Portugal é um dos países que mais confiam nas notícias, ocupando a segunda posição numa lista de 38 países analisados no âmbito do Reuters Digital News Report 2019. “Portugal destaca-se em 2019, mais uma vez, como …

Angela Merkel eleita (pela nona vez) a mulher mais poderosa do mundo

A chanceler alemã conquistou, esta quinta-feira, o título de mulher mais poderosa do mundo. É a nona vez que a revista Forbes lhe concede o primeiro lugar da lista. A revista Forbes anunciou, esta quinta-feira, o …

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Portugal não vai ter de devolver verbas a Bruxelas

Todos os programas operacionais ultrapassam em mais de 100% a meta definida para 2019, pelo que Portugal não terá de devolver qualquer verba a Bruxelas. Cada programa operacional tem de dividir a sua dotação por sete …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …