Cientistas conseguiram superar a eficiência energética da fotossíntese

A energia solar sustém a maior parte da vida no nosso planeta e a fotossíntese tem sido considerada uma das referências no aproveitamento dessa energia. Uma referência que agora parece ter sido superada por um novo método para gerar hidrogénio e transformá-lo em combustível.

O hidrogénio pode ser um excelente combustível, limpo e renovável, mas para isso é preciso resolver o problema de como o podemos gerar em grandes volumes sem depender de fontes de energia poluentes para o fazer.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram um novo processo semi-biológico, gerando hidrogénio que é utilizado por bactérias para a criação de biomassa e combustíveis à base de álcool, que supera a eficiência do processo de fotossíntese das plantas.

A investigação foi publicada na revista científica Science e os investigadores, que contaram com a colaboração de um elemento da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, constatam que conseguiram “melhorar” um “modelo artificial de fotossíntese anterior”, “combinando a bactéria oxidante de hidrogénio Ralstonia eutropha com um catalisador de cobalto-fósforo de separação da água”.

Este processo anuncia eficiências na ordem dos 10%, o que mesmo parecendo reduzido, é superior aos 8% de eficiência atribuído ao processo que a Natureza conseguiu desenvolver ao longo de milhões de anos.

Claro que, como bem sabemos, estes avanços nem sempre resultam em avanços práticos no mundo real e, neste caso, são ainda muitos os obstáculos e problemas por resolver antes que tal processo se pudesse transformar num processo industrial para a criação de combustíveis renováveis, em volume e de forma eficiente.

Mas… é um primeiro passo nesse sentido; e nunca se chegou a nenhuma meta sem se dar esse primeiro passo.

ZAP / Aberto até de madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …

Auschwitz: É preciso "recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete"

O Governo português recorda esta segunda-feira em comunicado as vítimas do Holocausto no dia que se assinala a libertação pelas tropas aliadas do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, durante a II …

"É completamente possível" Bulgária aderir ao euro em 2023

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é "completamente possível" o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE). O objetivo …

Ana Gomes critica "dois pesos e duas medidas" da justiça em relação a Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou esta segunda-feira os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram à investigação 'Luanda Leaks', exigindo que o 'hacker' …

Função Pública ganha 46% acima da média

Em abril de 2019, o ganho mensal médio dos trabalhadores da Função Pública era de 1.730,80, valor 45,68% acima da média da totalidade dos portugueses, cujo rendimento estava fixado nos 1.188,10 euros no mesmo mês.  Os número …

Primeiro-ministro esloveno demite-se e pede eleições antecipadas

O primeiro-ministro da Eslovénia anunciou de surpresa, esta segunda-feira, a sua demissão, acabando com um Governo minoritário, com cinco partidos, que geria o país desde 2018. "Com os atuais membros do Parlamento e esta coligação não …