Cientistas confirmam: o Universo não tem direção

Cientistas britânicos confirmaram que, apesar de o Universo parecer irregular quando olhamos para o céu, a verdade é que não se está a expandir para nenhuma direção em particular.

À primeira vista, o nosso Universo parece desigual – há planetas que orbitam estrelas em sistemas solares e estrelas agrupadas, que formam enormes aglomerados de galáxias.

Mas os especialistas afirmam que, se olharmos numa escala suficientemente grande, verificamos que o Universo é, na verdade, completamente uniforme.

Para confirmar a teoria, os cientistas utilizaram mapas de radiação cósmica de fundo em microondas (CMB) – a luz mais antiga do universo, criada logo após o Big Bang.

Os mapas foram produzidos utilizando as medições da CMB registadas entre 2009 e 2013 pelo satélite Planck, da Agência Espacial Europeia, que proporcionou uma imagem da intensidade e da orientação dessa radiação no céu.

O novo estudo considerou o maior número possível de direções preferenciais ou rotações de um Universo, e determinou os padrões que seriam criados na radiação.

Segundo os especialistas, um Universo que gira sobre um eixo, por exemplo, iria criar padrões em espiral, enquanto que um Universo em expansão em diferentes velocidades ao longo de diferentes eixos iria criar pontos quentes e frios alongados.

Os cientistas procuraram sinais de existência desses padrões, mas os resultados mostraram que, independentemente do lugar onde estamos quando observamos o céu, o Universo é sempre igual.

O estudo, publicado na Physical Review Letters, foi realizado por investigadores da University College London e do Imperial College London, que descobriram que há apenas a probabilidade de um em 121 mil que o Universo não seja uniforme.

“Este trabalho testa um dos pressupostos fundamentais em que quase todos os cálculos cosmológicos são baseados: que o universo é o mesmo em todas as direções”, afirmou Stephen Feeney, um dos autores do estudo.

De acordo com Feeney, se este pressuposto estivesse errado, e o nosso Universo girasse ou se estendesse mais para uma direção do que para outra, toda a imagem básica do Universo teria de ser repensada.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É preciso os cientistas “confirmarem” isto? Já sabia disto há tanto tempo…
    Nos círculos científicos alternativos já falam nisto e em muito mais há imenso tempo!
    Tudo começa num ponto. E se expande em todas as direções.
    Torus duplo (double torus) , Nassim Haramein.
    Os cientistas mainstream ainda têm muito que perceber…
    Deus é perfeito! O Universo é perfeito!

  2. Aconselho a Oficina dos Prazeres, o alinhamento de direção mais barato da grande Lisboa.
    Calibração e alinhamentos em Pneus, Galaxias e Universos. Descontos para grupos e orçamentos grátis.

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …