Encontrada nova forma de comunicação “sem fios” no cérebro

Os cientistas identificaram uma forma de comunicação neural previamente desconhecida que se auto-propaga através do tecido cerebral e pode saltar de uma secção para outra – mesmo que os fios tenham sido cortados cirurgicamente.

A descoberta oferece algumas novas visões radicais sobre a maneira como os neurónios podem estar a conversar entre si, através de um misterioso processo não relacionado a mecanismos convencionalmente compreendidos, como a transmissão sináptica, o transporte axonal e as conexões de junções comunicantes.

“Isto parece ser uma forma de comunicação totalmente nova no cérebro, por isso estamos muito entusiasmados com isto”, disse Dominique Durand, engenheiro neural e biomédico da Case Western Reserve University.

Antes disto, os cientistas já sabiam que havia mais na comunicação neural do que as conexões conhecidas, como a transmissão sináptica. Por exemplo, os investigadores sabem há décadas que o cérebro exibe ondas lentas de oscilações neurais, cujo propósito não compreendemos, mas que aparecem no córtex e no hipocampo quando dormimos, e, portanto, supõe-se que desempenhem um papel na consolidação da memória.

Durand e a sua equipa investigaram a atividade periódica lenta in vitro, estudando as ondas cerebrais em fatias do hipocampo extraídas de ratos decapitados. O que descobriram foi que a atividade periódica lenta pode gerar campos elétricos que, por sua vez, ativam as células vizinhas, constituindo uma forma de comunicação neural sem transmissão sináptica química ou junções comunicantes.

“Conhecemos a existência destas ondas há muito tempo, mas ninguém sabe exatamente qual é a sua função e ninguém acredita que se possam propagar espontaneamente”, explicou Durand. “Eu tenho estudado o hipocampo, uma pequena parte do cérebro, há 40 anos e continua a surpreender-me.”

A atividade neural pode, na verdade, ser fortalecida ou bloqueada pela aplicação de campos elétricos fracos e pode ser uma forma análoga de outro método de comunicação celular, chamado acoplamento epifático.

A descoberta mais radical da equipa foi que estes campos elétricos podem ativar os neurónios através de uma lacuna completa no tecido cerebral cortado, quando os dois pedaços permanecem próximos fisicamente.

“Para garantir que a fatia foi completamente cortada, os dois pedaços de tecido foram separados e depois reunidos, enquanto uma lacuna clara foi observada sob o microscópio cirúrgico”, explicam os autores no seu artigo, publicado na revista The Journal of Physiology.

“A lenta atividade periódica do hipocampo poderia de facto gerar um evento do outro lado de um corte completo em toda a fatia.”

 

“Foi um momento de cair o queixo”, referiu Durand, “para nós e para todos os cientistas a quem contamos sobre isto até agora. Mas todas as experiências que fizemos desde o teste confirmou o mesmo até agora”.

Ainda serão necessárias muitos mais estudos para descobrir se estas forma de comunicação neural está a ocorrer nos cérebros humanos e para descodificar qual é a função exata que desempenha.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …