Cientistas combinam elementos comuns para criar composto que substitui elementos raros

Investigadores criam materiais para eletrónica e iluminação, a partir de elementos que existem em maior quantidade e são mais baratos. O novo composto de zinco, estanho e azoto pode recolher energia solar e luz.

O grupo de investigadores encontrou forma de combinar dois elementos comuns do grupo III da tabela periódica (Gálio e Índio), para obter um novo composto, com elementos dos grupos II, IV e V: zinco, estanho e azoto, explica a Futurity.

O composto assim obtido pode substituir os elementos raros encontrados em materiais optoeletrónicos, com propriedades semelhantes — mas, em maior quantidade e a um custo mais baixo.

O novo composto pode recolher tanto energia solar como luz. Assim, pode vir a funcionar em painéis solares de película fina, lâmpadas LED, ecrãs de telemóveis e televisões.

“Não é viável para a tecnologia confiar em algo que é provável acabar numa escala de 10 a 20 anos”, explica Roy Clarke, físico e um dos autores, em nota publicada no site da Universidade de Michigan.

Os novos elementos também podem ser “sintonizados” para captar, de forma eficiente, a energia elétrica dos diferentes comprimentos de onda da luz no espectro solar e, produzir a gama de cores que se usa na iluminação.

“Quando se liga a luz em casa ou no escritório, queremos ser capazes de ajustar o calor da luz, muitas vezes imitando a luz solar natural“, diz Clarke. “Estes novos compostos permitem-nos fazer isso”, acrescenta o físico.

Apenas tipos específicos de compostos — uma combinação de dois ou mais elementos — podem ser usados ​​para fabricar dispositivos eletrónicos que emitem luz de forma eficiente ou recolhem eletricidade. Mas estes compostos, por norma, incluem elementos que só se pode encontrar em escassas localizações pelo mundo.

“Na verdade, corremos o risco de ficar sem alguns destes elementos porque não são fáceis de reciclar e têm uma oferta limitada”, revela Clarke.

O estudo, publicado em junho na Physical Review Letters, já pensa na próxima fase da investigação. Esta etapa vai envolver a construção de vários projetos de dispositivos, exigir estudos detalhados da resposta eletrónica deste conjunto de materiais e, testes de várias arquiteturas em nanoescala para explorar a sua versatilidade.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …