Cientistas do CERN descobrem nova partícula exótica

(dr) CERN

Tetraquark composto por dois quarks c e dois antiquarks c

O LHCb, instalado no LHC da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), detetou um tipo de partícula de quatro quarks nunca antes vista.

Normalmente, os quarks agrupam-se em grupos de dois e de três para formar hadrões. No entanto, durante algumas décadas, os cientistas previram a existência de hadrões de quatro e de cinco quarks, que são descritos como tetraquarks e pentaquarks.

Nos últimos anos, várias experiências confirmaram a existência destes hadrões exóticos, feitos a partir de combinações incomuns de quarks. Estas partículas são o “laboratório” ideal para estudar uma das quatro forças fundamentais conhecidas da natureza, a forte interação que une protões, neutrões e os núcleos atómicos que compõem a matéria.

Além disso, os investigadores destacam que compreender melhor esta forte interação é fulcral para determinar se processos novos e inesperados são um sinal da nova física ou apenas da física padrão.

“As partículas compostas por quatro quarks já são exóticas. A que acabamos de descobrir é a primeira composta por quatro quarks pesados ​​do mesmo tipo, especificamente dois quarks c e dois antiquarks c”, explicou Giovanni Passaleva, citado pelo Europa Press.

“Até agora, o LHCb, assim como outros detetores, só observaram tetraquarks com, no máximo, dois quarks pesados ​​e nenhum com mais de dois quarks do mesmo tipo”, acrescentou. As descobertas foram publicadas num artigo disponível no arXiv.

Ainda não está totalmente claro se esta nova partícula é um “verdadeiro tetraquark”, isto é, um sistema de quatro quarks firmemente ligados, ou um par de partículas de dois quarks fracamente ligadas numa estrutura semelhante.

De qualquer forma, o novo tetraquark vai ajudar os investigadores a testar modelos de cromodinâmica quântica, a teoria da interação forte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PAN acusa partidos de boicotarem ida de Rui Pinto à comissão do Novo Banco

André Silva fala em sucessivos adiamentos do agendamento da audição ao hacker, pedida pelo PAN, o que leva o deputado a referir “manobras e expedientes dilatórios”. Como recorda o Público, o PAN foi o único partido …

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …