Cientistas descobrem centenas de novos coronavírus em morcegos da China

Cientistas da EcoHealth Alliance e do Instituto Wuhan de Virologia descobriram “centenas” de novos coronavírus em morcegos na China, alguns com um “alto potencial de transmissão entre espécies”.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias, citando o País, para chegar a essa conclusão a equipa realizou mais de 1200 sequências genéticas nos coronavírus encontrados nestes animais e identificaram 630 novos.

O ecologista boliviano da EcoHealth Alliance – organização internacional com sede em Nova Iorque, que investiga doenças emergentes com origem na natureza -, Carlos Zambrana, explicou que “o sudoeste da China é um centro de diversidade” deste vírus. “É muito provável que vejamos novas pandemia no futuro”, afirmou.

Os cientistas recolheram amostras de milhares de morcegos, de 15 províncias chinesas. Mas 630 novas sequências genéticas descobertas não correspondem necessariamente a 630 novas espécies de coronavírus, explicou o País. Zambrana acredita, contudo, que há possivelmente “centenas” de patógenos desconhecidos.



A investigação, cujos resultados serão publicados na Nature Communications, sugere que é o grupo de alfa-coronavírus que tem mais facilidade na transmissão entre espécies. Devido a isso, aconselham a procura de novos coronavírus em morcegos não só no sul da China, mas também em países vizinhos como Myanmar, Laos e Vietname.

Neste estudo, a equipa aponta a espécie de morcegos-ferradura como sendo provavelmente o principal reservatório do SARS, vírus semelhante ao da covid-19 que surgiu em 2002 na China e matou cerca de 800 pessoas.

“Presume-se que os morcegos sejam reservatórios de diversos coronavírus (CoVs), incluindo progenitores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) -CoV e SARS-CoV-2, o agente causador do COVID-19”, lê-se no trabalho de investigação.

Mas Zambrana defendeu: “Os morcegos não devem ser responsabilizados. Eles são ótimos para os ecossistemas. Se gosta de tequila, deve agradecer aos morcegos, porque eles são os polinizadores da planta com a qual a tequila é feita”.

Estes mamíferos são responsáveis pela “polinização de plantas, controlam pragas agrícolas e comem toneladas de mosquitos que transmitem doenças, como malária, dengue ou Zika”, frisou o zoólogo Javier Juste, da Estação Biológica de Donana, em Sevilha. “Os benefícios que os morcegos trazem para os ecossistemas são, de longe, muito maiores do que os possíveis riscos”, garantiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …