Cientistas descobrem centenas de novos coronavírus em morcegos da China

Cientistas da EcoHealth Alliance e do Instituto Wuhan de Virologia descobriram “centenas” de novos coronavírus em morcegos na China, alguns com um “alto potencial de transmissão entre espécies”.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias, citando o País, para chegar a essa conclusão a equipa realizou mais de 1200 sequências genéticas nos coronavírus encontrados nestes animais e identificaram 630 novos.

O ecologista boliviano da EcoHealth Alliance – organização internacional com sede em Nova Iorque, que investiga doenças emergentes com origem na natureza -, Carlos Zambrana, explicou que “o sudoeste da China é um centro de diversidade” deste vírus. “É muito provável que vejamos novas pandemia no futuro”, afirmou.

Os cientistas recolheram amostras de milhares de morcegos, de 15 províncias chinesas. Mas 630 novas sequências genéticas descobertas não correspondem necessariamente a 630 novas espécies de coronavírus, explicou o País. Zambrana acredita, contudo, que há possivelmente “centenas” de patógenos desconhecidos.

A investigação, cujos resultados serão publicados na Nature Communications, sugere que é o grupo de alfa-coronavírus que tem mais facilidade na transmissão entre espécies. Devido a isso, aconselham a procura de novos coronavírus em morcegos não só no sul da China, mas também em países vizinhos como Myanmar, Laos e Vietname.

Neste estudo, a equipa aponta a espécie de morcegos-ferradura como sendo provavelmente o principal reservatório do SARS, vírus semelhante ao da covid-19 que surgiu em 2002 na China e matou cerca de 800 pessoas.

“Presume-se que os morcegos sejam reservatórios de diversos coronavírus (CoVs), incluindo progenitores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) -CoV e SARS-CoV-2, o agente causador do COVID-19”, lê-se no trabalho de investigação.

Mas Zambrana defendeu: “Os morcegos não devem ser responsabilizados. Eles são ótimos para os ecossistemas. Se gosta de tequila, deve agradecer aos morcegos, porque eles são os polinizadores da planta com a qual a tequila é feita”.

Estes mamíferos são responsáveis pela “polinização de plantas, controlam pragas agrícolas e comem toneladas de mosquitos que transmitem doenças, como malária, dengue ou Zika”, frisou o zoólogo Javier Juste, da Estação Biológica de Donana, em Sevilha. “Os benefícios que os morcegos trazem para os ecossistemas são, de longe, muito maiores do que os possíveis riscos”, garantiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Brueckner absolvido de suspeitas no caso da "Maddie alemã"

Christian Brueckner foi absolvido das suspeitas que recaíam sobre si no caso do desaparecimento de Inga Gehricke, conhecida como a "Maddie alemã".  O The Sun avança, esta quarta-feira, que Christian Brueckner, suspeito do rapto de Madeleine …

Carlos Moedas é o candidato do PSD a Lisboa

Rui Rio está reunido com Carlos Moedas, ao final da tarde desta quinta-feira. Em cima da mesa está a corrida autárquica e a aposta no antigo comissário europeu para derrubar Fernando Medina da Câmara Municipal …

"Acabou-se o amor e as versões alteraram-se." Maria e Mariana julgadas pela morte de Diogo Gonçalves

O Tribunal de Portimão começou, esta quarta-feira, a julgar duas mulheres suspeitas de terem matado um jovem, em março do ano passado, no Algarve. As arguidas - uma enfermeira e uma segurança - estão acusadas pelo …

Dois anos depois, primeiro produto de canábis chega às farmácias em abril

Dois anos depois de aprovada a lei, as farmácias portuguesas já receberam "luz verde" para começar a vender o primeiro produto de canábis a partir de abril. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

"Sucesso completo". China declara (outra vez) que erradicou a pobreza extrema

O Presidente da China, Xi Jinping, declarou esta quinta-feira oficialmente que o país concluiu a "árdua tarefa" de erradicar a pobreza extrema, apontando que 98,99 milhões de pessoas saíram daquela condição nos últimos oito anos. "Hoje, …

Relatório acusa príncipe saudita de aprovar a morte de Khashoggi

Um relatório da inteligência norte-americana conclui que o príncipe herdeiro saudita aprovou o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018. O príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassínio em 2018 …

Venda de barragens. Terra de Miranda acusa EDP de fraude fiscal

O Movimento Cultural da Terra de Miranda suspeita que o negócio das barragens da EDP foi arquitetado de forma a escapar ao pagamento de impostos. Em causa está o pagamento de 110 milhões de euros …

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …