Cientistas descobrem centenas de novos coronavírus em morcegos da China

Cientistas da EcoHealth Alliance e do Instituto Wuhan de Virologia descobriram “centenas” de novos coronavírus em morcegos na China, alguns com um “alto potencial de transmissão entre espécies”.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias, citando o País, para chegar a essa conclusão a equipa realizou mais de 1200 sequências genéticas nos coronavírus encontrados nestes animais e identificaram 630 novos.

O ecologista boliviano da EcoHealth Alliance – organização internacional com sede em Nova Iorque, que investiga doenças emergentes com origem na natureza -, Carlos Zambrana, explicou que “o sudoeste da China é um centro de diversidade” deste vírus. “É muito provável que vejamos novas pandemia no futuro”, afirmou.

Os cientistas recolheram amostras de milhares de morcegos, de 15 províncias chinesas. Mas 630 novas sequências genéticas descobertas não correspondem necessariamente a 630 novas espécies de coronavírus, explicou o País. Zambrana acredita, contudo, que há possivelmente “centenas” de patógenos desconhecidos.

A investigação, cujos resultados serão publicados na Nature Communications, sugere que é o grupo de alfa-coronavírus que tem mais facilidade na transmissão entre espécies. Devido a isso, aconselham a procura de novos coronavírus em morcegos não só no sul da China, mas também em países vizinhos como Myanmar, Laos e Vietname.

Neste estudo, a equipa aponta a espécie de morcegos-ferradura como sendo provavelmente o principal reservatório do SARS, vírus semelhante ao da covid-19 que surgiu em 2002 na China e matou cerca de 800 pessoas.

“Presume-se que os morcegos sejam reservatórios de diversos coronavírus (CoVs), incluindo progenitores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) -CoV e SARS-CoV-2, o agente causador do COVID-19”, lê-se no trabalho de investigação.

Mas Zambrana defendeu: “Os morcegos não devem ser responsabilizados. Eles são ótimos para os ecossistemas. Se gosta de tequila, deve agradecer aos morcegos, porque eles são os polinizadores da planta com a qual a tequila é feita”.

Estes mamíferos são responsáveis pela “polinização de plantas, controlam pragas agrícolas e comem toneladas de mosquitos que transmitem doenças, como malária, dengue ou Zika”, frisou o zoólogo Javier Juste, da Estação Biológica de Donana, em Sevilha. “Os benefícios que os morcegos trazem para os ecossistemas são, de longe, muito maiores do que os possíveis riscos”, garantiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …