Cientista da NASA defende que a Terra pode já ter sido visitada por extraterrestres

Wendy Stenzel. Daniel Rutter / NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

Um cientista da NASA defende que a vida inteligente alienígena pode não ter nada a ver com aquilo que conhecemos e que, portanto, os extraterrestres já podem ter visitado a Terra.

O professor Silvano P. Colombano, cientista computacional no Centro de Investigação Ames da NASA, destaca num relatório publicado pela Agência Espacial Norte-americana, que a vida extraterrestre pode não precisar dos mesmos elementos que os humanos para sobreviver.

“A inteligência que poderemos encontrar e que pode escolher encontrar-nos (se já não o fez) pode não ser de todo produzida por organismos baseados em carbono como nós”, sublinha Colombano.

Assim, “as nossas típicas durações de vida não seriam uma limitação” e “o tamanho do ‘explorador’ pode ser o de uma entidade super-inteligente extremamente minúscula”, acrescenta.

Colombano refere ainda que os extraterrestres podem usar tecnologia que é incompreensível para os humanos e que poderão eventualmente realizar viagens interestelares facilmente, pelo que podem já ter aterrado na Terra.

O cientista da NASA propõe, assim, uma abordagem mais “agressiva” em futuras missões de exploração espacial, salientando que é preciso envolver os físicos no que se pode chamar de “física especulativa” que tem por base as “mais sólidas teorias” que conhecemos, mas que admite “alguma vontade de esticar possibilidades quanto à natureza do espaço-tempo e da energia”.

Colombano também recomenda à NASA que envolva especialistas em “explorações futuristas sobre como a tecnologia pode evoluir, especialmente com Inteligência Artificial, Sistemas de Robótica Evolutiva e simbiose de biologia com máquinas”.

Além disso, aconselha a “envolver sociólogos na especulação sobre que tipos de sociedades poderemos esperar dos desenvolvimentos referidos, e se e como poderão escolher comunicar”.

Ideias que o professor defende como forma de nos levar a adoptar “um novo conjunto de suposições sobre que formas de inteligência e tecnologia maiores poderemos encontrar”, o ponto de partida que ele considera essencial para “começar alguma investigação séria” sobre a procura de vida extraterrestre.

Colombano também nota que nem todos os visionamentos de OVNIs podem ser “explicados ou negados” e apela a que se considerem estes fenómenos como dignos de estudo, de modo a “desafiar algumas das nossas suposições” e apontando para “novas possibilidades para comunicação e descoberta”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Digam logo a verdade completa. A população merece saber e os que não acreditavam, irão se acostumar. Afinal tudo no universo é criação divina.

  2. O Antigo Testamento da Bíblia relata diversos eventos extraterrestres do Reino de Deus, mas o povo transforma tudo em religião. Inclusive, o profeta Ezequiel viajou num objeto voador conforme registrado em Ezequiel cap. 1.

  3. Este Colombano quando encharca a vela… tem muito que se lhe diga. Esta criatura pode ser apelidada de cientista? E estas vulgaridades podem ser admitidas enquanto ciência? É que se é assim eu conheço, e sou amigo pessoal, de grandes cientistas…sobretudo ao sábado à noite que é quando a ciência mais sobressai do pensamento deles, como resultado do vinho e de umas ervas… para chás… se é que me faço entender.

  4. Já foi visitada? Eles estao sempre a visitar nos. Há muitos avistamentos. Quando a verdade virá ao de cima? Quando vai haver finalmente o disclosure?

  5. Que grande novidade!
    Este cientista diz que a terra já foi visitada por extraterrestres.Daqui a 50 anos vem outro cientista dizer que somos visitados regularmente por extraterrestres. Daqui a 100 anos outro cientista diz que os extraterrestres vivem debaixo dos nossos narizes,tal como Robert Bigalow da Bigalow Aerospace afirmou!
    É um “disclosure” bem,bem lento!zzzzzz
    Zzzzzzz
    Zzzzzz

  6. Sem estar para aqui a dizer que há ou não extraterrestres, não seria interessante pelo menos admitir essa possibilidade? Não foi assim que evoluímos e descobrimos que a Terra afinal não é o centro do Universo? Não foi assim que descobrimos que a Terra não é plana?
    É preciso questionar sempre para evoluirmos, senão ainda estaríamos na mais completa ignorância.

  7. Concordo consigo, Manuel… é preciso, fundamental e essencial, termos a mente aberta… aqueles que tudo negam, pensando que tudo sabem, são afinal, os maiores ignorantes…

  8. Deviam era dizer como são formados os tornados.
    Não é preciso ser gênio para saber.

    Eis que os tornados são formados através de satélites e usam a natureza como desculpa.

    Mas enfim é só mais uma frase esquecida no tempo.

    Tudo acontece com um propósito.

RESPONDER

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …