Cientista da NASA defende que a Terra pode já ter sido visitada por extraterrestres

Wendy Stenzel. Daniel Rutter / NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

Um cientista da NASA defende que a vida inteligente alienígena pode não ter nada a ver com aquilo que conhecemos e que, portanto, os extraterrestres já podem ter visitado a Terra.

O professor Silvano P. Colombano, cientista computacional no Centro de Investigação Ames da NASA, destaca num relatório publicado pela Agência Espacial Norte-americana, que a vida extraterrestre pode não precisar dos mesmos elementos que os humanos para sobreviver.

“A inteligência que poderemos encontrar e que pode escolher encontrar-nos (se já não o fez) pode não ser de todo produzida por organismos baseados em carbono como nós”, sublinha Colombano.

Assim, “as nossas típicas durações de vida não seriam uma limitação” e “o tamanho do ‘explorador’ pode ser o de uma entidade super-inteligente extremamente minúscula”, acrescenta.

Colombano refere ainda que os extraterrestres podem usar tecnologia que é incompreensível para os humanos e que poderão eventualmente realizar viagens interestelares facilmente, pelo que podem já ter aterrado na Terra.

O cientista da NASA propõe, assim, uma abordagem mais “agressiva” em futuras missões de exploração espacial, salientando que é preciso envolver os físicos no que se pode chamar de “física especulativa” que tem por base as “mais sólidas teorias” que conhecemos, mas que admite “alguma vontade de esticar possibilidades quanto à natureza do espaço-tempo e da energia”.

Colombano também recomenda à NASA que envolva especialistas em “explorações futuristas sobre como a tecnologia pode evoluir, especialmente com Inteligência Artificial, Sistemas de Robótica Evolutiva e simbiose de biologia com máquinas”.

Além disso, aconselha a “envolver sociólogos na especulação sobre que tipos de sociedades poderemos esperar dos desenvolvimentos referidos, e se e como poderão escolher comunicar”.

Ideias que o professor defende como forma de nos levar a adoptar “um novo conjunto de suposições sobre que formas de inteligência e tecnologia maiores poderemos encontrar”, o ponto de partida que ele considera essencial para “começar alguma investigação séria” sobre a procura de vida extraterrestre.

Colombano também nota que nem todos os visionamentos de OVNIs podem ser “explicados ou negados” e apela a que se considerem estes fenómenos como dignos de estudo, de modo a “desafiar algumas das nossas suposições” e apontando para “novas possibilidades para comunicação e descoberta”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Digam logo a verdade completa. A população merece saber e os que não acreditavam, irão se acostumar. Afinal tudo no universo é criação divina.

  2. O Antigo Testamento da Bíblia relata diversos eventos extraterrestres do Reino de Deus, mas o povo transforma tudo em religião. Inclusive, o profeta Ezequiel viajou num objeto voador conforme registrado em Ezequiel cap. 1.

  3. Este Colombano quando encharca a vela… tem muito que se lhe diga. Esta criatura pode ser apelidada de cientista? E estas vulgaridades podem ser admitidas enquanto ciência? É que se é assim eu conheço, e sou amigo pessoal, de grandes cientistas…sobretudo ao sábado à noite que é quando a ciência mais sobressai do pensamento deles, como resultado do vinho e de umas ervas… para chás… se é que me faço entender.

  4. Já foi visitada? Eles estao sempre a visitar nos. Há muitos avistamentos. Quando a verdade virá ao de cima? Quando vai haver finalmente o disclosure?

  5. Que grande novidade!
    Este cientista diz que a terra já foi visitada por extraterrestres.Daqui a 50 anos vem outro cientista dizer que somos visitados regularmente por extraterrestres. Daqui a 100 anos outro cientista diz que os extraterrestres vivem debaixo dos nossos narizes,tal como Robert Bigalow da Bigalow Aerospace afirmou!
    É um “disclosure” bem,bem lento!zzzzzz
    Zzzzzzz
    Zzzzzz

  6. Sem estar para aqui a dizer que há ou não extraterrestres, não seria interessante pelo menos admitir essa possibilidade? Não foi assim que evoluímos e descobrimos que a Terra afinal não é o centro do Universo? Não foi assim que descobrimos que a Terra não é plana?
    É preciso questionar sempre para evoluirmos, senão ainda estaríamos na mais completa ignorância.

  7. Concordo consigo, Manuel… é preciso, fundamental e essencial, termos a mente aberta… aqueles que tudo negam, pensando que tudo sabem, são afinal, os maiores ignorantes…

  8. Deviam era dizer como são formados os tornados.
    Não é preciso ser gênio para saber.

    Eis que os tornados são formados através de satélites e usam a natureza como desculpa.

    Mas enfim é só mais uma frase esquecida no tempo.

    Tudo acontece com um propósito.

RESPONDER

Há uma nova ameaça nas salas de aula e chama-se Fortnite

O jogo online mais popular do mundo, com mais de 200 milhões de utilizadores registados, encanta crianças cada vez mais novas. Numa escola primária do Montijo, as aulas passaram a decorrer de forma diferente por …

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …