Impulsionada pelo seu fascínio por bactérias, a microbiologista Julie Kopczyńska analisou vários estudos existentes sobre o microbioma intestinal e desenvolveu uma calculadora de saúde intestinal.
A Calculadora de Pontuação do Microbioma Intestinal foi criada com o objetivo de as pessoas manterem o controlo sobre a sua saúde e bem-estar.
“O meu fascínio pelo microbioma intestinal humano começou durante os meus estudos de graduação em microbiologia”, explicou Julie Kopczyńska, uma entrevista concedida ao New Atlas. “Quanto mais eu aprendia, mais percebia o quanto o nosso intestino afeta quase todos os aspetos de nossa saúde. Além disso, deixou-me muito mais consciente de como os nossos hábitos diários moldam a saúde de nosso microbioma.”
A especialista aplicou mudanças na sua própria vida e ficou estupefacta com os resultados obtidos. “Comecei a fazer pequenas mudanças na minha dieta e estilo de vida e ver as mudanças positivas ao longo do tempo inspirou-me a ajudar outras pessoas a cuidar da sua saúde também”, disse.
A sua “paixão” levou-a a concentrar o seu doutoramento nesta questão, especificamente no desenvolvimento de novas estratégias para identificar e fornecer probióticos eficazes para melhorar a saúde e o bem-estar.
A aplicação dos seus anos de estudo e de todas as suas experiências pessoais culminaram na calculadora que é agora acessível a todas as pessoas.
“Há um grande interesse neste tema, mas as dicas gerais podem ser muito vagas ou difíceis de aplicar. É aí que entra a Calculadora de Pontuação do Microbioma Intestinal. Como o próprio nome indica, fornece uma pontuação indicativa para dar uma noção do quão bem certos hábitos bons para o intestino estão a ser seguidos”, explicou a especialista.
“Mas, mais importante, oferece uma análise detalhada de cada hábito – destacando o que está a ser bem feito, o que pode estar a faltar e o que pode ser melhorado”, acrescentou.
Desenvolver esta ferramenta não foi uma tarefa propriamente fácil, mas a investigadora garante que a calculadora é baseada em evidências científicas.
“Eu gostaria que houvesse uma fórmula que pudesse usar como base para esta calculadora, mas há muita informação para filtrar. No entanto, comecei a notar padrões consistentes em diferentes estudos, o que me ajudou a criar um sistema de pontuação que classifica o impacto de cada hábito e a força com que ele influencia a saúde intestinal. Claro, não é uma fórmula científica, mas é tudo baseado em pesquisas sólidas”, sustentou.
A cientista alertou ainda que o objetivo do uso da calculadora não é alcançar uma pontuação perfeita. “Somos humanos e os nossos corpos são suficientemente resilientes para lidar com a imperfeição. Esta ferramenta foi projetada para incentivar o desenvolvimento gradual de hábitos mais saudáveis – aqueles que, com o tempo, podem beneficiar significativamente o nosso bem-estar. Destina-se a orientar, e não a julgar, ajudando os utilizadores a tomar medidas significativas e realistas em direção a uma melhor saúde intestinal.”
Kopczyńska espera também que a Calculadora de Pontuação do Microbioma Intestinal ajude os profissionais de saúde e nutricionistas.