Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos.

Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas simples, mas que seriam adequadas para a construção das primeiras instalações marcianas com pouquíssima energia e sem equipamentos complexos.

Com a quitosana, substância derivada de quitina, e um mineral semelhante ao solo marciano, desenvolveram um material e utilizaram-nos para construir um primeiro modelo de habitat em Marte.

A equipa demonstrou que o material pode ser usado para criar ferramentas e abrigos resistentes. Os autores acreditam que esta será a chave para o desenvolvimento dos humanos como uma espécie interplanetária.

O material resultante “parece betão, mas muito mais leve”, disse Fernandez, em declarações à CNN. “Uma rocha muito leve.”

O material desenvolvido pode ser fabricado com facilidade e não utiliza a quitina por acaso: este é um dos polímeros orgânicos mais presentes no nosso planeta. A quitina é produzida e metabolizada por diversos organismos e compõe a parede celular de fungos, além de formar também os exoesqueletos de crustáceos e insetos.

O material inspirado na quitina foi criado originalmente para ecossistemas em ambientes urbanos e tem potencial com recursos tão escassos como é o caso de planetas ou satélites sem vida.

Assim, esta tecnologia é eficiente, poderia ser utilizada com requisitos simples de produção e seria bastante versátil em Marte.

Por fim, Fernandez ressalta que, ao contrário da perceção geral, os materiais sustentáveis não substituem polímeros sintéticos. São muito mais uma tecnologia que poderá representar avanços que não seriam possíveis com os componentes sintéticos.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica PLOS ONE.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. P. Essa é uma foto real do astronauta em Marte?

    alternativa A. Sim porque foi a NASA que nos passou essa imagem, então é verdadeira.

    altenativa b. não é uma imagem fotoshop que qualquer criança sabe fazer no paint ou no corel

    Se você escolheu alternativa A sinto muito, mais ainda não tem astronauta em marte e muito menso cuidando de uma lavoura, só se eles tiraram uma foto do fururo

    Viu só como é fácil montar uma imagem CGI, um planeta visto da lua ou do espaço ou por um satélite é um tapa para eles.

RESPONDER

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …