Ciência explica como é que as mulheres conseguem brilhar na pista de dança

DançaBalançar as ancas, movimentar assimetricamente as pernas e os braços. Eis os requisitos-chave para que uma mulher impressione na pista de dança, de acordo com um novo estudo científico.

Investigadores da Universidade de Northumbria (NU), no Reino Unido, debruçaram-se sobre o que faz com que uma mulher seja considerada uma boa dançarina. Isto depois de terem feito uma pesquisa anterior, sobre dança masculina, em que concluíram que os melhores bailarinos foram os que mais mexeram o pescoço e o torso.

Ancas, coxas e braços

Para esta nova investigação, publicada no jornal Scientific Reports, tiveram por ponto de partida que a dança está especialmente associada a “contextos de namoro” e que fornece informações que podem ser “úteis para potenciais parceiros”, procurando assim perceber quais são “os movimentos que discriminam a dança de qualidade feminina”.

Assim, notaram que há “três tipos de movimentos” que, de forma independente, relevam “maior qualidade na dança feminina”, designadamente “melhor balanço de ancas, mais movimentos assimétricos das coxas e níveis intermédios de movimentos assimétricos dos braços”, apontam os autores do estudo.

“O mover das ancas é um traço que identifica o movimento feminino”, sublinham os investigadores, notando que o movimento assimétrico dos membros também pode ser um sinal de “bom controle motor”.

DR Northumbria University

Em a) os movimentos das más dançarinas; em b) os movimentos que definem uma boa dançarina.

Em a) os movimentos das más dançarinas; em b) os movimentos que definem uma boa dançarina.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores registaram os movimentos de 39 mulheres, com idades entre os 18 e os 30 anos, a dançarem a um ritmo de bateria de 125 batidas por minuto.

Os padrões dos movimentos das dançarinas foram então simulados em computador sob a forma de 39 avatares, e um grupo de 200 pessoas observou estes avatares, em vídeos de 15 segundos, classificando os respectivos passes de dança.

Os investigadores constataram que as melhores classificações exibiram os já referidos três tipos de movimentos. Pode ver no vídeo que se segue o avatar de uma mulher que foi catalogada como boa dançarina

E a seguir o vídeo do avatar de uma mulher que foi classificada como má dançarina

Atrair homens e exibir-se a outras mulheres

O líder da investigação, Nick Neave, professor de psicologia na NU, explica ao jornal The Guardian que “as mulheres dançam para atrair os homens, mas todas dançam para mostrarem a outras mulheres quão boas são”.

“A forma como te mexes está muito crucialmente associada com a tua saúde, o teu estatuto hormonal e a tua personalidade e também, possivelmente, com coisas como a inteligência e a criatividade”, acrescenta o professor.

“Tu estás a ver alguém a mexer-se e és capaz de interpretar muito sobre essa pessoa pela forma como ela se movimenta”, conclui Nick Neave.

O estudo está, contudo, a receber algumas críticas por ter tido em conta, apenas, a perspectiva ocidental da dança, nota a bailarina e investigadora em dança e evolução humana Bronwyn Tarr.

“O que conta como dança apelativa difere, em certo grau, do contexto cultural“, diz a investigadora, referindo-se por exemplo às realidades africanas.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será necessário algum estudo científico sobre isto? Qualquer homem excluindo aqueles que se excluíram de pertencer à mesma classe saberão por natureza apreciar um belo corpo de mulher qualquer que seja a dança!.

RESPONDER

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …