Ciência explica como é que as mulheres conseguem brilhar na pista de dança

DançaBalançar as ancas, movimentar assimetricamente as pernas e os braços. Eis os requisitos-chave para que uma mulher impressione na pista de dança, de acordo com um novo estudo científico.

Investigadores da Universidade de Northumbria (NU), no Reino Unido, debruçaram-se sobre o que faz com que uma mulher seja considerada uma boa dançarina. Isto depois de terem feito uma pesquisa anterior, sobre dança masculina, em que concluíram que os melhores bailarinos foram os que mais mexeram o pescoço e o torso.

Ancas, coxas e braços

Para esta nova investigação, publicada no jornal Scientific Reports, tiveram por ponto de partida que a dança está especialmente associada a “contextos de namoro” e que fornece informações que podem ser “úteis para potenciais parceiros”, procurando assim perceber quais são “os movimentos que discriminam a dança de qualidade feminina”.

Assim, notaram que há “três tipos de movimentos” que, de forma independente, relevam “maior qualidade na dança feminina”, designadamente “melhor balanço de ancas, mais movimentos assimétricos das coxas e níveis intermédios de movimentos assimétricos dos braços”, apontam os autores do estudo.

“O mover das ancas é um traço que identifica o movimento feminino”, sublinham os investigadores, notando que o movimento assimétrico dos membros também pode ser um sinal de “bom controle motor”.

DR Northumbria University

Em a) os movimentos das más dançarinas; em b) os movimentos que definem uma boa dançarina.

Em a) os movimentos das más dançarinas; em b) os movimentos que definem uma boa dançarina.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores registaram os movimentos de 39 mulheres, com idades entre os 18 e os 30 anos, a dançarem a um ritmo de bateria de 125 batidas por minuto.

Os padrões dos movimentos das dançarinas foram então simulados em computador sob a forma de 39 avatares, e um grupo de 200 pessoas observou estes avatares, em vídeos de 15 segundos, classificando os respectivos passes de dança.

Os investigadores constataram que as melhores classificações exibiram os já referidos três tipos de movimentos. Pode ver no vídeo que se segue o avatar de uma mulher que foi catalogada como boa dançarina

E a seguir o vídeo do avatar de uma mulher que foi classificada como má dançarina

Atrair homens e exibir-se a outras mulheres

O líder da investigação, Nick Neave, professor de psicologia na NU, explica ao jornal The Guardian que “as mulheres dançam para atrair os homens, mas todas dançam para mostrarem a outras mulheres quão boas são”.

“A forma como te mexes está muito crucialmente associada com a tua saúde, o teu estatuto hormonal e a tua personalidade e também, possivelmente, com coisas como a inteligência e a criatividade”, acrescenta o professor.

“Tu estás a ver alguém a mexer-se e és capaz de interpretar muito sobre essa pessoa pela forma como ela se movimenta”, conclui Nick Neave.

O estudo está, contudo, a receber algumas críticas por ter tido em conta, apenas, a perspectiva ocidental da dança, nota a bailarina e investigadora em dança e evolução humana Bronwyn Tarr.

“O que conta como dança apelativa difere, em certo grau, do contexto cultural“, diz a investigadora, referindo-se por exemplo às realidades africanas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será necessário algum estudo científico sobre isto? Qualquer homem excluindo aqueles que se excluíram de pertencer à mesma classe saberão por natureza apreciar um belo corpo de mulher qualquer que seja a dança!.

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …