Cidade queima dinheiro para gerar electricidade

Vmenkov / wikimedia

Vmenkov / wikimedia

Uma cidade chinesa gera parte da electricidade necessária ao seu funcionamento com a incineração de dinheiro.  Não, não é um caso extremo de riqueza! É, simplesmente, uma questão ambiental e de eficiência.

É preciso notar que estamos a falar de notas danificadas, isto é, já retiradas de circulação. Estas são usadas pela companhia de electricidade de Luoyang, na Província de Henan, na região central da China, para produzir energia, sendo preferidas ao tradicional carvão.

Uma tonelada de notas queimadas pode gerar mais de 600 kilowatts de electricidade e é melhor para o ambiente,  eis os argumentos que estão na base da decisão da empresa de energia, conforme relata a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O procedimento foi autorizado pelo Banco Central Chinês, dando-se assim um destino mais profícuo às notas retiradas de circulação que eram, geralmente, aproveitadas apenas pela indústria da papelaria ou simplesmente destruídas.

Com a incineração das notas, a empresa de energia pode “ajudar a gerar 1.32 milhões de kilowatts de electricidade anualmente, o que equivale a queimar 4,000 toneladas de carvão“, adianta um elemento do Banco Central Chinês à Xinhua.

E, perante os proveitos evidentes, a ideia poderá em breve vir a ser aplicada a empresas de energia do resto do país.

O Banco de Inglaterra também chegou a aproveitar a energia gerada pela incineração de notas fora de circulação para o aquecimento da instituição. Mas esse procedimento terminou em 1990, depois de se considerar que os benefícios, em termos ambientais e económicos, não eram relevantes.

SV, ZAP

RESPONDER

-

Em Madrid, já é possível pagar para se fazer uma sesta

A capital espanhola tem agora um estabelecimento exclusivamente dedicado a quem pretende fazer uma sesta para recuperar energias. Quando pensamos em Espanha, automaticamente associamos o país "hermano" ao bom clima, muita diversão, excelente comida, grande diversidade …

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg

Ciberataque poderá desencadear mecanismo de defesa mútua da NATO

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg, lembrou esta quarta-feira que um ciberataque pode ser objeto de aplicação do artigo 5 do tratado da NATO e que se está a estabelecer o âmbito "ciber como …

"A Fila" da série de quadros The Vulnerability Series

Artista sírio pinta líderes mundiais como refugiados

E se os grandes líderes mundiais fossem, na verdade, refugiados? Foi assim que o artista sírio Abdalla All Omari os imaginou e mostrou ao mundo. "The Vulnerability Series" é o nome do projeto criado por Abdalla Al …

-

Polícias realizam manifestação nacional contra falta de respostas do Governo

Os polícias realizam esta quarta-feira, em Lisboa, uma manifestação nacional para protestar contra a falta de respostas do Governo às principais reivindicações e demonstrarem indignação pela forma como estão a ser tratados. A manifestação, que vai …

Salvador Sobral atua no Festival Confluências, no Marco de Canaveses

Salvador Sobral pede desculpa por comentário "inoportuno"

O cantor pediu desculpa pelo comentário "inoportuno" que fez, esta terça-feira, durante a atuação no evento solidário "Juntos por Todos", no MEO Arena, em Lisboa, para reforçar o apoio às populações afetadas pelos incêndios. Salvador Sobral …

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa faz sucesso no Facebook dos The Doors

Marcelo Rebelo de Sousa é uma inusitada "estrela" na página oficial da banda The Doors no Facebook. O Presidente de Portugal destaca-se numa imagem que está a fazer sucesso na rede social. "O Presidente de Portugal, …

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

Governo defende SIRESP e culpa PSP e Protecção Civil pela tragédia de Pedrógão Grande

O Governo critica a PSP e a Protecção Civil. A Protecção Civil e os bombeiros falam em falhas no SIRESP. Mas ninguém assume culpas pela tragédia em Pedrógão Grande, onde morreram 64 pessoas num incêndio …

Donald Trump

Revista Time pede a Trump que retire capa "fake" dos seus clubes de golfe

Donald Trump está envolvido em mais uma polémica. Depois de passar tanto tempo a criticar os media por fazerem aquilo a que chama de "notícias falsas", o próprio foi apanhado numa capa falsa da Time …

Imagem retirada do filme E.T., de 1982, do realizador Steven Spielberg

NASA desmente que "vai anunciar brevemente" descoberta de vida extraterrestre

Thomas Zurbuchen, administrador associado e director científico da NASA, clarificou esta segunda-feira nas redes sociais que a agência espacial norte-americana "não tem nenhum anúncio pendente" sobre a descoberta de vida extraterrestre. Num post publicado esta segunda-feira …

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

Temer diz que denúncia contra si é “uma ficção”

O Presidente do Brasil disse, esta terça-feira, numa declaração ao país que a denúncia de corrupção contra si, apresentada na segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, é "uma ficção". "A denúncia é …