Cidade contrata espião para apanhar donos de cães

Ron Dauphin

-

A localidade histórica espanhola de Colmenar Viejo decidiu contratar um “detetive” que terá a missão de “espiar” os cidadãos que não apanham da rua os dejetos dos respetivos animais de estimação, divulgaram hoje as autoridades locais.

Miguel Angel Santamaria, presidente da câmara de Colmenar Viejo, a norte de Madrid, afirmou que as multas e os vários sinais espalhados pela cidade não têm sido suficientemente eficazes para convencer os donos a recolherem da via pública os dejetos dos respetivos animais de estimação.

A partir da próxima semana, os donos de cães passarão a ser vigiados por um profissional, uma espécie de “detetive” que vai percorrer as ruas da localidade para tentar apanhar em flagrante os prevaricadores.

“Esta pessoa, que estará incógnita, vai vigiar as ruas e os espaços públicos onde a maioria dos dejetos de cão são limpos” pelos serviços municipais, explicaram os responsáveis locais.

As autoridades de Colmenar Viejo referiram que a missão deste “detetive” será filmar os donos que não apanham os dejetos e elaborar, com base nas imagens, um relatório que servirá como prova num processo policial.

O gabinete municipal esclareceu que os infratores podem enfrentar coimas até 150 euros, prevendo penalizações mais elevadas para reincidentes.

Antes do arranque oficial da ação, que foi motivada por preocupações de saúde pública, as autoridades de Colmenar Viejo decidiram promover a campanha anti-dejetos e colocaram nas ruas da cidade atores vestidos de detetives.

“A maioria dos donos de cães são pessoas responsáveis, que não deixam os animais defecar em locais inadequados e recolhem os dejetos imediatamente, mas infelizmente há uma minoria que não tem consideração pelos outros e deixa um rasto da sua incivilidade nas ruas, no chão e até mesmo nas entradas das escolas ou dos parques infantis”, afirmou Santamaria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …