Cidade contrata espião para apanhar donos de cães

Ron Dauphin

-

A localidade histórica espanhola de Colmenar Viejo decidiu contratar um “detetive” que terá a missão de “espiar” os cidadãos que não apanham da rua os dejetos dos respetivos animais de estimação, divulgaram hoje as autoridades locais.

Miguel Angel Santamaria, presidente da câmara de Colmenar Viejo, a norte de Madrid, afirmou que as multas e os vários sinais espalhados pela cidade não têm sido suficientemente eficazes para convencer os donos a recolherem da via pública os dejetos dos respetivos animais de estimação.

A partir da próxima semana, os donos de cães passarão a ser vigiados por um profissional, uma espécie de “detetive” que vai percorrer as ruas da localidade para tentar apanhar em flagrante os prevaricadores.

“Esta pessoa, que estará incógnita, vai vigiar as ruas e os espaços públicos onde a maioria dos dejetos de cão são limpos” pelos serviços municipais, explicaram os responsáveis locais.

As autoridades de Colmenar Viejo referiram que a missão deste “detetive” será filmar os donos que não apanham os dejetos e elaborar, com base nas imagens, um relatório que servirá como prova num processo policial.

O gabinete municipal esclareceu que os infratores podem enfrentar coimas até 150 euros, prevendo penalizações mais elevadas para reincidentes.

Antes do arranque oficial da ação, que foi motivada por preocupações de saúde pública, as autoridades de Colmenar Viejo decidiram promover a campanha anti-dejetos e colocaram nas ruas da cidade atores vestidos de detetives.

“A maioria dos donos de cães são pessoas responsáveis, que não deixam os animais defecar em locais inadequados e recolhem os dejetos imediatamente, mas infelizmente há uma minoria que não tem consideração pelos outros e deixa um rasto da sua incivilidade nas ruas, no chão e até mesmo nas entradas das escolas ou dos parques infantis”, afirmou Santamaria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …