/

A CIA tinha um plano para entregar as Malvinas à Argentina

1

Kenneth Ian Griffiths / Wikimedia

Prisioneiros de guerra argentinos nas ilhas Malvinas, 16 Junho 1982

Novos documentos desclassificados pela CIA, a central de inteligência norte-americana, revelam que os EUA tinham planos para devolver a soberania das Ilhas Malvinas à Argentina, de modo a evitar a guerra entre sul-americanos e Reino Unido, em 1982.

Esses planos, que não avançaram, provavelmente devido à oposição dos britânicos, visavam devolver à Argentina a soberania do Arquipélago localizado a sul do Oceano Atlântico.

No documento da CIA agora tornado público, salienta-se que, durante um período de três anos, os habitantes das Ilhas Malvinas teriam que decidir se ficavam no arquipélago e assumiam então, a cidadania argentina, ou se se mudavam para alguma área de jurisdição britânica.

Cada habitante que decidisse ir embora, receberia 100 mil dólares (cerca de 93 mil euros), afiança ainda o plano que nota que seria “provável que muitos residentes encontrem este incentivo suficiente para mudar-se para qualquer outro lugar, talvez a Escócia ou outros locais onde as condições possam ser semelhantes às das Ilhas Malvinas”.

Este plano que pretendia evitar a Guerra das Malvinas, que aconteceu mesmo, sublinhava ainda que os custos com a relocalização dos ilhéus não seriam nem metade do que o Reino Unido gastaria com o envio de tropas para o combate na Ilha.

Certo é que o plano não avançou e, depois de a Argentina ter ocupado o arquipélago, a 2 de Abril de 1982, a Guerra das Malvinas estalou.

Em cerca de dois meses, os britânicos, apoiados pelos norte-americanos, recuperaram a soberania das Malvinas, impondo-se ao exército argentino.

No conflito morreram 649 militares argentinos, 255 britânicos e três civis.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.