CIA acusa Huawei de ser financiada pelo Ministério de Segurança chinês

A CIA, a agência de inteligência norte-americana, acusa a fabricante de telemóveis Huawei de receber dinheiro proveniente de sucursais do Ministério de Segurança chinês.

As questões de segurança relacionadas com a empresa chinesa têm estado nos últimos meses na ordem do dia — ainda mais agora, depois ter sido tornado público que a Huawei terá recebido financiamento do Governo chinês.

Documentos fornecidos pela CIA ao Reino Unido provam que a Huawei recebeu dinheiro do Exército de Libertação do Povo, da Comissão Nacional de Segurança e de uma terceira agência de inteligência chinesa. A informação foi também partilhada com a Austrália, Nova Zelândia e Canadá, parceiros dos EUA na aliança de inteligência Five Eyes Club.

De acordo com o jornal britânico The Times, isto pode representar um risco de segurança para o Reino Unido, caso opte por usar a infraestrutura 5G da Huawei. Apesar dos rumores de espionagem que pairam sob a empresa, a Huawei também quer trazer a tecnologia para Portugal.

O The Times explica que, na China, as empresas são obrigadas a cooperar com a segurança do país, mas os mais críticos defendem que esta relação pode facilitar a instalação de software que permita a espionagem ou alteração das comunicações britânicas.

O Governo britânico está agora a estudar a possível implementação da rede 5G da Huawei no país, tendo como preocupação “garantir que nenhuma empresa de telecomunicações se torne demasiado poderosa”, explica uma fonte oficial do executivo, citada pelo El Mundo.

O centro nacional de segurança informática britânico já tinha alertado, no mês passado, que o Governo teria dificuldades em controlar os riscos de segurança causados pela entrada da tecnologia 5G chinesa no Reino Unido.

Huawei defende-se

Em sua defesa, a Huawei diz que é uma empresa privada, independente de qualquer influência, e negou que a colaboração obrigatória com a segurança chinesa representasse um risco de segurança para o Reino Unido ou para qualquer outro país.

A Huawei defende ainda que as “acusações são infundadas” e que o o Governo chinês nunca pediu nenhumas informações — e que caso pedisse, seria “categoricamente rejeitado”. “Eu não consigo entender que nos acusem, se não têm provas técnicas“, disse Zhou Yue, engenheiro da fabricante chinesa.

O laboratório de segurança informática da Huawei foi criado em 2008 e opera desde 2013, contando com o apoio de mais de 1500 especialistas. Segundo Zhou, trabalha de uma maneira “totalmente independente” às linhas de produção da empresa chinesa.

Ainda no mês passado, Trump avisou todos os países do mundo sobre a tecnologia e equipamentos da Huawei no que toca ao desenvolvimento da rede 5G. O presidente norte-americano alertou que estes representam um risco de segurança e que a empresa tem ligações fortes com o Governo chinês.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A CIA podia também acusar Portugal já que o governo português anda a financiar os Bancos públicos e privados, com dinheiro dos contribuintes. Um valor muito superior ao que a China mete na Huawei.

  2. CIA anda a brincar, mas a Huawei também tem piada:
    “A Huawei defende ainda que as “acusações são infundadas” e que o o Governo chinês nunca pediu nenhumas informações — e que caso pedisse, seria “categoricamente rejeitado””
    Gostava de ver esse “categoricamente rejeitado” na China!…

RESPONDER

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …

Milhares de alunos na Austrália e nas Ilhas do Pacífico em greve pelo clima

Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se esta sexta-feira na Austrália e nas ilhas do Pacífico contra as alterações climáticas, poucos dias antes da cimeira das Nações Unidas dedicada ao clima. Em Sydney, alunos, professores e pais …

Trump terá feito uma promessa "alarmante" à Ucrânia. Joe Biden será o alvo

Um agente dos serviços secretos norte-americanos fez uma “denúncia urgente” contra o Presidente dos EUA sobre uma promessa que Donald Trump terá feito em privado relacionada com a Ucrânia. Os pormenores ainda não são conhecidos, mas …

Rui Pinto terá espiado Ministério Público e advogados durante dois meses sem ser descoberto

Rui Pinto terá conseguido entrar no sistema informático da Procuradoria Geral da República (PGR) fazer pesquisas e sair sem ser notado durante cerca de dois meses. Durante esse período de tempo, segundo a acusação do …