Chuvas com poeiras do Norte de África e temperaturas de 24°C até terça-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir desta sexta-feira e até terça-feira de Carnaval, aguaceiros, temperaturas máximas entre os 17 e os 24 graus e poeiras provenientes do norte de África.

De acordo com o IPMA, até terça-feira o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica.

Por causa da depressão, está previsto o transporte de poeiras em suspensão na atmosfera sobre o continente provenientes do norte de África, que deverão ter baixa concentração, mas podem aumentar temporariamente entre o final do dia de sábado e domingo.

A partir desta sexta-feira está também previsto um aumento da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve no fim do dia.

No sábado, os aguaceiros serão na região sul, podendo estender-se à região centro a partir da tarde.

No domingo, os aguaceiros serão fracos e pouco frequentes, voltando a aumentar a frequência na segunda e terça-feira, podendo nestes dias ocorrer também na região norte.

“Esta situação meteorológica tem alguma incerteza associada devido principalmente à posição da referida depressão. Salienta-se que o regime de aguaceiros pressupõe precipitação intermitente e dispersa, tanto a nível espacial, como a nível temporal”, refere o IPMA em comunicado.

Quanto às temperaturas, o IPMA indica que irá sofrer pequenas variações, com os valores da mínima entre 08 e 13 graus Celsius no litoral e entre 06 e 09 graus no interior, sendo ligeiramente mais baixas, entre 03 e 6ºC, no interior Norte e Beira Alta.

Os valores da temperatura máxima serão superiores ao normal para a época do ano, situando-se entre 17 e 24 graus na maioria do território continental.

O vento será fraco a moderado, soprando moderado a forte no Algarve sábado e nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda agitação marítima, com ondas de sueste na costa sul do Algarve com 1 a 2 metros, sendo entre 2 a 2,5 metros nesta sexta-feira e sábado.

Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas.

Na segunda e terça-feira, a probabilidade para que ocorra precipitação diminui e os aguaceiros, a ocorrerem, serão de um modo geral fracos.

Está também previsto vento moderado a forte e temperaturas máximas entre os 16 e os 22.

Nos Açores, entre esta sexta-feira e segunda-feira prevê-se nebulosidade mas alternando com abertas em todas as ilhas, não se esperando, precipitação significativa.

Na terça-feira de Carnaval, a “aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, com deslocamento lento e com atividade moderada” vai afetar o estado do tempo em todas as ilhas, começando pelas ilhas do Grupo Ocidental e estendendo-se gradualmente pelo restante Arquipélago.

Assim, é aguardado um aumento da nebulosidade com períodos de chuva fraca passando a aguaceiros fracos e, apenas nas ilhas Fores e Corvo, um ligeiro aumento da intensidade do vento. As temperaturas máximas vão variar entre os 15ºC a 17ºC.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.