Chuva pode dar tréguas a partir de quarta-feira

skohlmann / Flickr

-

A chuva vai manter-se em Portugal continental hoje e a terça-feira, por vezes acompanhada por trovoada, esperando-se que dê tréguas na quarta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, do IPMA, o dia de hoje e o de terça-feira vão ser “muito semelhantes” aos últimos dias, com o “céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e possibilidade de ocorrência trovoada“.

O vento tende a soprar fraco a moderado do quadrante sul, soprando do quadrante leste nas regiões Norte e Centro, e sendo temporariamente moderado a forte nas terras altas, com rajadas entre os 30 a 40 km/hora.

A tendência é, segundo o meteorologista, para a chuva se manter durante a terça-feira, mas a partir da tarde a “frequência e intensidade da precipitação irá diminuir”.

“Também a nebulosidade a norte e centro irá diminuir já a partir do final do dia de terça-feira”, explicou.

Em relação às temperaturas, Ricardo Tavares revelou que são as normais para a época, com oscilações de um a dois graus, mas sem grande significado no geral.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e possibilidade de ocorrência de trovoada.

O vento tende a soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando do quadrante leste nas regiões Norte e Centro e sendo temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.

O instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Norte.

Para a Madeira, o instituto prevê também períodos de céu muito nublado, com aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, enquanto o vento fraco a moderado do quadrante norte.

Já nos Açores, e nas ilhas do grupo ocidental, Corvo e Flores, estão previstos períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, com aguaceiros fracos a partir do fim da tarde e o vento a soprar de sueste fresco com rajadas até 50 km/h, rodando para sul.

No grupo central (composto pelas ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e oriental (São Miguel e Santa Maria) são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, vento sueste bonançoso a moderado – no grupo central – e vento leste bonançoso, rodando para sueste, no grupo oriental.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 20ºC, no Porto entre 15 e 23ºC, em Bragança entre 12 e 18ºC, em Viseu entre 12 e 19ºC, na Guarda entre 11 e 15ºC, em Castelo Branco entre 15 e 20ºC, em Coimbra entre 17 e 22ºC, em Santarém entre 16 e 20ºC, em Évora entre 15 e 20ºC, em Beja entre 17 e 21ºC, e em Faro e Sagres entre 18 e 20ºC.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …