/

Chuva pode dar tréguas a partir de quarta-feira

skohlmann / Flickr

-

A chuva vai manter-se em Portugal continental hoje e a terça-feira, por vezes acompanhada por trovoada, esperando-se que dê tréguas na quarta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, do IPMA, o dia de hoje e o de terça-feira vão ser “muito semelhantes” aos últimos dias, com o “céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e possibilidade de ocorrência trovoada“.

O vento tende a soprar fraco a moderado do quadrante sul, soprando do quadrante leste nas regiões Norte e Centro, e sendo temporariamente moderado a forte nas terras altas, com rajadas entre os 30 a 40 km/hora.

A tendência é, segundo o meteorologista, para a chuva se manter durante a terça-feira, mas a partir da tarde a “frequência e intensidade da precipitação irá diminuir”.

“Também a nebulosidade a norte e centro irá diminuir já a partir do final do dia de terça-feira”, explicou.

Em relação às temperaturas, Ricardo Tavares revelou que são as normais para a época, com oscilações de um a dois graus, mas sem grande significado no geral.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e possibilidade de ocorrência de trovoada.

O vento tende a soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando do quadrante leste nas regiões Norte e Centro e sendo temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.

O instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Norte.

Para a Madeira, o instituto prevê também períodos de céu muito nublado, com aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, enquanto o vento fraco a moderado do quadrante norte.

Já nos Açores, e nas ilhas do grupo ocidental, Corvo e Flores, estão previstos períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, com aguaceiros fracos a partir do fim da tarde e o vento a soprar de sueste fresco com rajadas até 50 km/h, rodando para sul.

No grupo central (composto pelas ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e oriental (São Miguel e Santa Maria) são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, vento sueste bonançoso a moderado – no grupo central – e vento leste bonançoso, rodando para sueste, no grupo oriental.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 20ºC, no Porto entre 15 e 23ºC, em Bragança entre 12 e 18ºC, em Viseu entre 12 e 19ºC, na Guarda entre 11 e 15ºC, em Castelo Branco entre 15 e 20ºC, em Coimbra entre 17 e 22ºC, em Santarém entre 16 e 20ºC, em Évora entre 15 e 20ºC, em Beja entre 17 e 21ºC, e em Faro e Sagres entre 18 e 20ºC.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.