Chuva forte causa várias inundações em Lisboa e arredores

1

Miguel A. Lopes / Lusa

Um automóvel circula numa rua em Benfica com uma pequena inundação devido à forte chuva que se fez sentir esta tarde em Lisboa

A chuva intensa que caiu na região de Lisboa provocou várias inundações na capital e nos concelhos limítrofes, de acordo com as ocorrências registadas pelo Regimento de Sapadores Bombeiros e pela Proteção Civil.

De acordo com a página dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, entre as 14h53 e as 15h51 foram registadas, pelo menos, 17 diferentes ocorrências relacionadas com inundações na cidade de Lisboa. Entre as zonas mais atingidas estavam Benfica e Parque das Nações.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 16h15 estavam ativas 19 ocorrências noutros concelhos do distrito de Lisboa atribuídas a meteorologia adversa, nomeadamente a inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa ou desentupimento/tamponamento. Oeiras, com 10 ocorrências, era o concelho mais atingido.

Também a Estrada Nacional (EN) 17 – Estrada da Beira – esteve esta segunda-feira cortada ao trânsito desde as 16h30, entre São Frutuoso e a EN 17-1 para Semide, na sequência de queda de pedras na via após uma chuvada, disse a GNR.

Além desta via, que liga, por exemplo, Coimbra a Lousã ou a Miranda do Corvo, esteve também cortada a Estrada Municipal 541, que liga a EN 17 a Ribas, e a EN 111, com ligação a Casal de Misarela.

Além destes incidentes, pequenas inundações em Coimbra foram registadas, mas também na Lousã e em Miranda do Corvo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira onze distritos do norte e centro de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes: Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

O aviso amarelo é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.