Chuva excessiva provocou a erupção do vulcão Kilauea em 2018

Bruce Omori / EPA

Vulcão Kilauea, no Havai

A erupção do vulcão Kilauea, no Havai, em 2018, terá sido causada pelas chuvas excessivas que antecederam o evento. Na altura, o vulcão destruiu milhares de residências.

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Miami sugere que as chuvas excessivas desencadearam a erupção do vulcão Kilauea, no Havai, em 2018. Os padrões da chuva podem contribuir significativamente para o momento e frequência da erupção do Kilauea e talvez noutros vulcões.

A chuva prolongada e por vezes até mesmo extrema nos meses que antecederam a erupção pode ser a explicação para o acontecimento, denotam os cientistas. Esta é a primeira vez que este mecanismo é usado para explicar processos magmáticos mais profundos. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica Nature.

“Sabíamos que as mudanças de água na subsuperfície da Terra podem provocar terramotos e deslizamentos de terra. Agora sabemos que também pode causar erupções vulcânicas”, disse Falk Amelung, coautor do estudo. “Sob pressão do magma, as rochas molhadas quebram mais facilmente do que as rochas secas. É tão simples quanto isso”.

Em 2018, o vulcão Kilauea, no Havai, entrou em erupção e obrigou mais de dez mil pessoas a sair das suas residências. Naquela que foi uma das suas fases mais ativas, o vulcão atirou lava incandescente a quase 60 metros de altura, que se espalhou por mais de 21 quilómetros quadrados de área da ilha.

Os resultados do estudo mostram que a pressão de fluídos estava no seu ponto mais alto em quase meio século nos momentos antes da erupção.

“Uma erupção acontece quando a pressão na câmara de magma é alta o suficiente para quebrar a rocha circundante e o magma viaja para a superfície”, disse Amelung, citado pelo Phys. “Essa pressão causa uma inflação de dezenas de centímetros no solo. Como não vimos nenhuma inflação significativa no ano anterior à erupção, começamos a pensar em explicações alternativas“.

Os autores destacam que, se esse processo puder ser detetado em Kilauea, é provável que ocorra noutros lugares também.

“Foi demonstrado que o derretimento das calotas polares na Islândia levou a mudanças na produtividade vulcânica”, exemplificou o autor do estudo Jamie Farquharson. “Como as alterações climáticas em andamento devem trazer mudanças nos padrões de precipitação, esperamos que isto possa influenciar de maneira semelhante os padrões de atividade vulcânica”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …