Investigadores chineses desenvolveram uma robô humanoide chamado Jia-Jia, a “mulher maravilha” que consegue mexer-se, fazer diferentes expressões faciais e responder a um diálogo normal.
A Jia-Jia, como foi batizada, é o resultado final de três anos de trabalho por parte de um grupo de investigadores de robótica da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, na cidade de Hefei, escreve o Independent.
O novo robô já é conhecido como a “mulher maravilha” devido às suas enormes parecenças com uma mulher real, não só física como psicologicamente.
A mulher consegue deslocar-se e mexer várias partes do corpo, fazer diferentes expressões faciais e responder a um diálogo normal com outra pessoa.
É óbvio que as emoções são limitadas, assim como o seu discurso, mas é seguro dizer que, à primeira vista, a Jia-Jia pode parecer mesmo muito real.
Afinal, como conta o diretor do projeto, Chen Xiaoping, foi dada particular atenção aos movimentos dos olhos e à sincronização dos lábios.
De acordo com várias fontes, citadas pela Sputnik, a robô já conseguiu desempenhar um pequeno papel num filme japonês.
Segundo o investigador, em declarações à imprensa, os próximos passos serão fazer com que consiga rir ou chorar com naturalidade.
Além das incríveis semelhanças físicas, os investigadores também deram especial atenção ao lado emocional e intelectual.
No dia da sua “chegada oficial”, foi organizada uma sessão para vários órgãos da imprensa. Quando estava a ser fotografa, a robô pediu aos fotógrafos para não a fotografarem tão de perto porque isso a poderia fazer mais gorda do que aquilo que realmente era.
Apesar disso, ainda são precisos alguns retoques nesse aspeto. Afinal, segundo o jornal britânico, Jia-Jia foi apanhada a chamar o seu criador de “Lord”.
ZAP / Sputnik News
A mulher perfeita? Feita na China? Deve ter que ver…
Haaha… muito boa!!