Chinês raptado em bebé reencontra os pais ao fim de 32 anos graças ao reconhecimento facial

Um chinês raptado quando era bebé encontrou os seus pais biológicos ao fim de 32 anos, após uma sinalização à polícia e graças à utilização de tecnologia de reconhecimento facial

Mao Yin tinha 2 anos quando, em 1988, foi raptado de um hotel Xian (centro da China), contou o gabinete de segurança pública da cidade em comunicado. O bebé terá sido vendido a um casal na província vizinha de Sichuan (sudoeste) que o criou como seu filho.

Na segunda-feira, Mao Yin, de 34 anos, reencontrou finalmente os seus pais biológicos.

A mãe, Li Jingzhi, contou à televisão pública CCTV que, após o desaparecimento do filho, deixou o emprego para se dedicar a procurá-lo e distribuiu sem êxito mais de 100.000 panfletos a pedir informações sobre ele. Em abril, a polícia recebeu um aviso segundo o qual um homem de Sichuan teria comprado nos anos 1980 uma criança de Xian.

Os polícias utilizaram uma técnica de reconhecimento facial para envelhecer artificialmente uma fotografia de Mao Yin em criança, noticiou a CCTV.

Essa imagem foi depois comparada com a base de dados nacional de fotografias de identificação, para descobrir pessoas com traços semelhantes. As autoridades identificaram assim o rosto de Mao Yin em Sichuan, onde gere um negócio de decoração de interiores, e confirmaram tratar-se do bebé raptado através de um teste de ADN.

O homem cresceu sem saber que tinha sido raptado e sem desconfiar da existência dos seus pais biológicos. “Não quero que nos deixe nunca mais. Não o deixarei nunca mais deixar-nos”, disse a mãe biológica, Li Jingzhi, após o reencontro, enquanto segurava firmemente a mão do filho. Mao Yin contou à CCTV ter a intenção de se mudar para Xian para viver com os seus pais biológicos.

Na última década, a polícia chinesa ajudou mais de 6.300 crianças raptadas a encontrar os seus pais com recurso a testes de ADN, segundo a agência de notícias oficial Nova China. O rapto de crianças desenvolveu-se nos anos 1980 com a política do filho único, que fez aumentar a procura por rapazes, tradicionalmente preferidos no país.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …