Tarifas sobre importações: Trump subiu, a China vai baixar (outra vez)

robertberkowitz / Flickr

Da Shuhua, a tradição chinesa do trabalho em ferro fundido

O ministro das finanças chinês vai baixar os impostos na importação de quase 1600 produtos a partir de dia 1 de novembro. A medida servirá para abrir a economia, aumentar o consumo e aliviar as tensões comerciais com os EUA.

Produtos têxteis e metais, incluindo o aço, terão cortes nas tarifas entre os 11,5% e os 8,4%. Produtos de madeira, papel, minerais e pedras preciosas terão cortes entre os 6,6% e os 5,4%. As tarifas sobre máquinas e equipamentos elétricos também serão reduzidas nesta nova medida.

Citado pelo Reuters, o ministro chinês tenciona reduzir a média de tributação dos 10,5% para os 7,8% em cerca de 1600 produtos – 19% de todos os itens tributáveis.

Com a medida, o nível geral de tributação da China passa dos 9,8% de 2017 para os 7,5% em 2018. “Reduzir as tarifas é propício para promover o desenvolvimento equilibrado do comércio exterior e promover um maior nível de abertura para o mundo exterior”, afirmou o ministro chinês.

Embora a China tenha ameaçado uma subida de impostos para produtos americanos, o gabinete das finanças chinês acabou por reduzir os impostos por duas vezes durante este ano.

Em maio deste ano, a China tornou a maioria dos medicamentos importados livres de impostos e, em julho, reduziu os impostos de importação numa série de itens de consumo – carros, roupas, cosméticos, eletrodomésticos e produtos de ginástica.

Do lado americano, um estudo da JPMorgan citado pela Fortune, pressupõe ainda que os EUA tencionam impor uma taxa de 25% sobre as importações chineses para o ano de 2019 e que estas taxas “poderão desencadear as primeiras descidas de lucros da era Trump”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …

Tribunal Arbitral Internacional afasta Isabel dos Santos da Galp

A Sonangol foi declarada como única proprietária do investimento feito na Galp, segundo a sentença do Tribunal Arbitral Internacional. O Tribunal Arbitral Internacional afastou Isabel dos Santos da Galp. A posição indireta na petrolífera portuguesa era …

Criada ferramenta para ajudar a prever aumentos de covid-19 em países africanos

Uma equipa de investigadores criou uma ferramenta para ajudar a prever aumentos de casos de covid-19 em países africanos. Um dos obstáculos se estiver a tentar orientar as políticas e proteger as pessoas da covid-19 é …

Costa e Marcelo concordam em não fazer luto nacional por Otelo

Tanto o primeiro-ministro como Marcelo Rebelo de Sousa concordam em não abrir o precedente de fazer luto nacional de figuras militares. Dos militares de Abril, apenas Spínola teve direito por ter sido Presidente da República. O …

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …