China cria sistema de navegação por satélite e dá mais um passo na guerra com EUA

(dv) USFK / 8TH US ARMY

A China está a comemorar a conclusão do seu Sistema de Navegação por Satélite BeiDou, que pode rivalizar com o Sistema de Posicionamento Global (GPS) dos Estados Unidos (EUA) e aumentar a segurança e influência geopolítica do país.

O Presidente chinês e líder do Partido Comunista e das forças armadas, Xi Jinping, conferiu oficialmente o sistema esta sexta-feira, durante uma cerimónia no Grande Palácio do Povo, em Pequim, noticiou a agência Lusa.

A cerimónia ocorreu após a confirmação de que o 55.º e último satélite geoestacionário da constelação do Beidou, lançado em 23 de junho, começou a operar após a conclusão de todos os testes. Este completou a rede de 35 dispositivos de terceira geração (BDS-3) do sistema Beidou, lançado em 2015 para oferecer cobertura de posicionamento global.

Além de constituir um auxílio à navegação, com um grau extremamente alto de precisão, o sistema oferece comunicação de mensagens curtas, até 1.200 carateres chineses, e a capacidade de transmitir imagens.

Enquanto a China afirma que deseja cooperar com outros sistemas de navegação por satélite, o Beidou pode finalmente competir contra o GPS, o GLONASS, da Rússia, e as redes Galileo, da União Europeia (UE).

Entre as principais vantagens para a China está a capacidade de substituir o GPS para guiar os seus mísseis, especialmente importante numa altura de crescentes tensões entre Pequim e Washington.

O sistema também aumenta a influência económica e política da China sobre os países que o adotem, garantindo que estes alinham com a posição da China em Taiwan, no Tibete ou no Mar do Sul da China, e em outras reivindicações territoriais e disputas geopolíticas.

O programa espacial da China evoluiu rapidamente, desde que se tornou o terceiro país a realizar uma missão tripulada, em 2003. Este mês, lançou uma sonda orbital e um robô para Marte. Se for bem-sucedido, tornar-se-á o único, além dos EUA, a aterrar um robô naquele planeta.

O país construiu igualmente uma estação espacial experimental e enviou um par de veículos espaciais para a superfície da lua. Os planos futuros exigem uma estação espacial permanente em pleno funcionamento e um possível voo tripulado para a lua.

O programa sofreu alguns contratempos, incluindo falhas de lançamento, e teve uma cooperação limitada com outros países, em parte por causa das objeções dos EUA, devido à estreita ligação deste com as forças armadas chinesas.

A sua conceção começou na década de 1990, quando os militares chineses procuraram reduzir a sua dependência face ao GPS, promovido inicialmente pelo Pentágono. O investimento estimado da China no projeto ultrapassa os 10 mil milhões de dólares (aproximadamente 8.400 mil milhões euros).

Vários especialistas dos EUA reconheceram que o sistema de Pequim, tendo sido projetado algumas décadas após o norte-americano, aprendeu com a experiência deste e melhorou a precisão da geolocalização.

De acordo com a imprensa estatal chinesa, o Beidou já foi exportado para quase 120 países para serviços como prevenção e gestão de catástrofes ou observação e controlo do tráfego em portos e estradas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …