China vai desenvolver poderoso sistema de modificação do clima até 2025

O Conselho de Estado da China anunciou que o país terá um “sistema de modificação do clima” desenvolvido até 2025, e que este irá cobrir uma área total de mais 5,5 milhões de quilómetros quadrados. O sistema deverá contar com chuva artificial e uma área com contenção de granizo.

“A China terá um sistema de modificação do clima desenvolvido até 2025, com avanços em pesquisa fundamental, melhorias constantes na modernização e serviços refinados, aprimoramento distinto na prevenção abrangente contra riscos de segurança e otimização em sistemas e ambiente político”, pode ler-se na declaração do Conselho.

O comunicado acrescentou que a modificação do clima na China deve chegar a um nível avançado a nível mundial em termos de operação, tecnologias e serviços até 2035.

O documento refere que “a modificação do clima deve intensificar o seu serviço de apoio nos seguintes campos: estimativa de desastres naturais como a seca e granizo, planos de trabalho normalizados para regiões que precisam de proteção ecológica e restauração, e principais respostas de emergência para lidar com eventos como incêndios em florestas, e temperaturas excecionalmente altas ou secas “.

O resultado final destas experiências ainda está a ser analisado. No entanto, uma coisa é certa: esta não é a primeira vez que a China faz modificações climáticas.

Como recorda o Interesting Engineering, durante as Olimpíadas de Pequim, em 2008, o país manipulou as nuvens de modo a reduzir as chuvas durante a cerimónia. O objetivo era que o evento acontecesse com o tempo mais agradável possível.

A manipulação de nuvens é um processo que tem como objetivo alterar a quantidade e o tipo de precipitação proveniente das nuvens, dispersando no ar substâncias que servem como condensador para as nuvens.

Essas substâncias, também conhecidas como núcleos de gelo, alteram os processos microfísicos dentro da nuvem.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. lá cai mais uma suposta teoria da conspiração, que tal como muitas outras não são de conspiração mas sim de factos.

    há largos anos que se sabe que tecnologias como a HAARP dos EUA a SURA da Rússia fazem parte do arsenal de guerra usando o clima.

    agora é a China.

  2. O que eles devem controlar, como, aliás já o fizeram em tempos, é o controlo da natalidade, são chineses a mais e cidades gigantes onde a poluição é uma constante e a respiração quase impossível.

  3. Esta também deve ser mais uma das causas das alterações climáticas. Se não deixarem a natureza seguir o seu curso naturalmente, as coisas não irão correr bem.

  4. O que acontece é que as nuvens que passaram na china e depois passavam em Portugal e então deitavam cá a água, mas sendo assim eles secam as nuvens todas antes de chegarem aos outros!… chinocas do caralh….. eu não compro chinês.

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …