China recorre à chuva artificial para combater seca

Tom Haymes / Flickr

-

As autoridades do nordeste da China, região afetada pela maior seca dos últimos 60 anos, decidiram recorrer a chuva artificial com o “bombardeamento” das nuvens com produtos químicos, para tentarem aliviar a situação que faz temer graves problemas alimentares e de inflação devido às fracas colheitas.

A província de Liaoning, uma das mais afetadas, recebeu as primeiras chuvas em muito tempo no último fim de semana e na segunda-feira, revelou a agência Xinhua.

Com recurso à chuva artificial, um sistema utilizado na China também para combate a incêndios, as autoridades chinesas conseguiram nos últimos dias que caíssem’ 360 milhões de metros cúbicos de água nas zonas mais afetadas pela seca, principalmente nos arredores da cidade de Chaoyang.

Pelo menos 4,39 milhões de hectares de campos de cultivo – 44 mil quilómetros quadrados ou o equivalente à área total da República Dominicana – estão a ser afetados pela seca na China que afeta ainda 2,35 milhões de pessoas.

O “bombardeamento” de nuvens não é uma tecnologia inédita. A Venezuela, por exemplo, já usou esta técnica em 2009 e 2010 para combater situações de seca, de acordo com o presidente do Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Inameh), José Gregório Sotollano.

“O bombardeamento de nuvens realiza-se a nível aéreo ou terrestre. Com esta técnica consegue-se injetar uma substância (iodeto de prata) que acelera o processo de condensação e, dessa maneira, fazer chover”, explicou.

A tecnologia não provoca quaisquer efeitos nos seres humanos, mas só pode ser utilizada quando as nuvens estiverem entre seis e oito quilómetros de altura e “no período de maturação“, acrescenta o responsável venezuelano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.