Venezuela quer bombardear nuvens para combater seca extrema

davedehetre / Flickr

A Venezuela está a estudar a possibilidade de “bombardear” as nuvens para forçar a ocorrência de chuvas e combater a situação de “seca extrema a severa” que afeta nove dos 23 Estados do país.

O anúncio foi feito quarta-feira pelo presidente do Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Inameh), José Gregório Sotollano.

“O bombardeamento de nuvens realiza-se a nível aéreo ou terrestre (…) Com esta técnica consegue-se injetar uma substância (iodeto de prata) que acelera o processo de condensação e, dessa maneira, fazer chover”, disse.

Segundo o Inameh, a “seca extrema a severa” afeta os Estados de Zúlia, Falcón, a noroeste do país, e Apure, a sudeste. Também os Estados de Arágua, Carabobo, Miranda e Guárico, no centro da Venezuela, além de Sucre e Monágas, a nordeste, sofrem com a situação de seca.

Por outro lado, o responsável do Inameh explicou que a Venezuela usou esta técnica em 2009 e 2010.

A tecnologia não provoca quaisquer efeitos nos seres humanos, mas só pode ser utilizada quando as nuvens estiverem entre seis e oito quilómetros de altura e “no período de maturação“, acrescentou.

José Gregório Sotollano frisou ainda que a Venezuela tem anualmente dois períodos meteorológicos, “um seco e um chuvoso”. O que decorreu entre outubro de 2013 e abril de 2014 “é considerado o sétimo período mais seco num registo histórico de 60 anos”, sublinhou.

Por outro lado, o responsável alertou que o bombardeamento de nuvens requer várias semanas de preparação, precisando que no país “há várias barragens em situação crítica”.

Em maio último o Governo venezuelano iniciou um programa de racionamento de água em Caracas e no vizinho Estado de Miranda, que deverá terminar em setembro deste ano, mas as previsões apontam a que o período “chuvoso” (maio a outubro) poderá não ser suficientemente intenso.

Em 2010 a seca forçou a Venezuela a racionar o abastecimento de água e o serviço elétrico.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.