China promete desbloquear Internet se receber Jogos Olímpicos

B!T

-

Durante uma conferência, Wang Hui, representante da China para a candidatura aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, garantiu que, caso o evento se realize no país, o acesso à Internet será mais livre. No entanto, Wang realçou que a maior parte dos sites bloqueados não são apelativos para os chineses e que, por isso, não constituem um problema.

Numa conferência, Wang Hui garantiu, em declarações reportadas pela Reuters, que “sem dúvida, 2022 será ainda mais aberto do que 2008“.

Caso os jogos se realizem, de facto, na China, Wang afirma que os sites que costumam estar censurados serão temporariamente colocados online mas acrescenta que não entende qual o fascínio por aplicações como o Facebook. “Todos mencionam sempre o Facebook ou o Twitter, mas as pessoas à minha volta não gostam de o usar”, defendeu a porta-voz da candidatura chinesa.

De acordo com a representante oficial, os utilizadores chineses não sentem falta desses sites, maioritariamente norte-americanos, uma vez que encontram, no seu país, alternativas como o Weibo ou o WeChat. No entanto, a utilização de VPNs mostra que não será assim, tendo levado, inclusivamente, as entidades governamentais a bloquear também a utilização destas redes privadas virtuais.

Twitter, Facebook, YouTube, Gmail e Instagram são apenas alguns dos exemplos de sites ou aplicações cujo acesso é negado aos utilizadores chineses. A Great Firewall, que recebeu a alcunha pela semelhança à imagem da segurança providenciada, em tempos, pela Grande Muralha da China, tem bloqueado grande parte da Internet, no país, como medida de proteção do governo e seus governantes.

A Internet é vista como uma possível arma de insurgimento das populações e é, por isso, rigidamente controlada por uma entidade criada para o efeito. Esta forma de censura tem causado problemas às empresas internacionais mas surge, agora, também no seio de preocupações relacionadas com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

A China é uma das candidatas a acolher o evento e não tem precedentes favoráveis neste campo. Aquando da realização dos Jogos Olímpicos de Verão, em 2008, no país, a organização também havia prometido o acesso livre à Internet, mas os jornalistas e demais participantes encontraram um cenário de bloqueio.

Em julho, será conhecida a decisão da organização relativamente ao local onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, sendo que em competição encontra-se também a cidade de Almaty, no Casaquistão.

Filipa Almeida, B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …