China promete desbloquear Internet se receber Jogos Olímpicos

B!T

-

Durante uma conferência, Wang Hui, representante da China para a candidatura aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, garantiu que, caso o evento se realize no país, o acesso à Internet será mais livre. No entanto, Wang realçou que a maior parte dos sites bloqueados não são apelativos para os chineses e que, por isso, não constituem um problema.

Numa conferência, Wang Hui garantiu, em declarações reportadas pela Reuters, que “sem dúvida, 2022 será ainda mais aberto do que 2008“.

Caso os jogos se realizem, de facto, na China, Wang afirma que os sites que costumam estar censurados serão temporariamente colocados online mas acrescenta que não entende qual o fascínio por aplicações como o Facebook. “Todos mencionam sempre o Facebook ou o Twitter, mas as pessoas à minha volta não gostam de o usar”, defendeu a porta-voz da candidatura chinesa.

De acordo com a representante oficial, os utilizadores chineses não sentem falta desses sites, maioritariamente norte-americanos, uma vez que encontram, no seu país, alternativas como o Weibo ou o WeChat. No entanto, a utilização de VPNs mostra que não será assim, tendo levado, inclusivamente, as entidades governamentais a bloquear também a utilização destas redes privadas virtuais.

Twitter, Facebook, YouTube, Gmail e Instagram são apenas alguns dos exemplos de sites ou aplicações cujo acesso é negado aos utilizadores chineses. A Great Firewall, que recebeu a alcunha pela semelhança à imagem da segurança providenciada, em tempos, pela Grande Muralha da China, tem bloqueado grande parte da Internet, no país, como medida de proteção do governo e seus governantes.

A Internet é vista como uma possível arma de insurgimento das populações e é, por isso, rigidamente controlada por uma entidade criada para o efeito. Esta forma de censura tem causado problemas às empresas internacionais mas surge, agora, também no seio de preocupações relacionadas com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

A China é uma das candidatas a acolher o evento e não tem precedentes favoráveis neste campo. Aquando da realização dos Jogos Olímpicos de Verão, em 2008, no país, a organização também havia prometido o acesso livre à Internet, mas os jornalistas e demais participantes encontraram um cenário de bloqueio.

Em julho, será conhecida a decisão da organização relativamente ao local onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, sendo que em competição encontra-se também a cidade de Almaty, no Casaquistão.

Filipa Almeida, B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …