China vai transportar mercadorias através da “hidrovia” aberta pelo aquecimento global no Ártico

A maior multinacional chinesa do setor da navegação, a COSCO, planeia abrir um serviço regular de transporte de mercadorias para a Europa através do Oceano Ártico, aproveitando a viabilização desta rota como consequência do aquecimento global.

O gigante estatal, que em 2010 ganhou a concessão de dois terminais de contentores do porto grego de Pireu, já enviou embarcações antes, por duas vezes, segundo revelou a imprensa oficial.

A União Europeia é o principal destino das exportações chinesas e navegar via Ártico, em substituição do Oceano Indico, poderia reduzir o tempo de transporte em nove dias, assinalou a mesma fonte.

Na segunda-feira, a agência noticiosa chinesa Xinhua citou especialistas e funcionários chineses que referem a potencial rota como uma “hidrovia de ouro“, para o comércio.

A COSCO emitiu um comunicado esta terça-feira assinalando que irá “continuar a promover a normalização das operações na Passagem Nordeste no Ártico”.

No início deste mês, um navio da empresa completou uma viagem de 55 dias entre a China e Europa, através daquela via, assinalou a Xinhua.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.