/

China deteta primeiro paciente com nova estirpe da gripe aviária

1

A Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) anunciou, esta terça-feira, que um homem da província de Jiangsu está infetado com a estirpe H10N3 da gripe aviária.

O homem de 41 anos foi hospitalizado a 28 de abril após desenvolver febre e outros sintomas, informou a NHC em comunicado citado pela Reuters.

No mesmo dia o indivíduo foi diagnosticado com o vírus da gripe aviária H10N3 em 28 de maio. De momento o paciente está estável e pronto para receber alta do hospital.

Segundo a NHC, a estirpe H10N3 é “relativamente menos grave e surge em aves domésticas”. O risco de se espalhar em grande escala é muito baixo, acrescentou a Comissão Nacional de Saúde da China. Nenhum outro caso de infeção humana com H10N3 foi relatado anteriormente em todo o mundo, referiu a NHC.

A estirpe “não é um vírus muito comum”, explica Filip Claes, coordenador de laboratório regional do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Escritório Regional para a Ásia e o Pacífico, citado pela Reuters.

O especialista nota que apenas foram reportados cerca de 160 casos isolados do vírus nos 40 anos até 2018, na sua maioria em aves selvagens ou aves aquáticas na Ásia e em algumas partes limitadas da América do Norte, e nenhum tinha sido detetado em galinhas até agora, acrescentou.

Muitas estirpes diferentes de gripe aviária estão presentes na China e algumas infetam pessoas esporadicamente, geralmente aquelas que trabalham com aves.

Não houve um número significativo de infeções humanas com a gripe aviária desde que a que a estirpe H7N9 matou cerca de 300 pessoas durante 2016-2017.

A 19 de maio, o Ministério da Agricultura da China disse confirmou um surto de gripe aviária H5N8 em pássaros selvagens num parque pantanoso na cidade de Nagqu, no Tibete.

ZAP //

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.