China nega que o lixo espacial que vai colidir com a Lua seja seu

2

STR / AFP

Lançamento do foguetão chinês Long March 5B em 2021

A China negou esta segunda-feira a responsabilidade pela parte de um foguetão, alegadamente o Long March 3C, que vai colidir com a Lua.

Segundo a Science Alert, especialistas já tinham dito que o pedaço de lixo espacial era proveniente do programa de exploração lunar de Pequim.

Inicialmente, os astrónomos pensaram que o objeto desviado era um pedaço de um foguetão SpaceX, que explodiu há sete anos e foi abandonado no espaço após completar a sua missão.

Segundo foi noticiado há cerca de três semanas, um foguetão Falcon 9 da SpaceX estaria em rota de colisão com a Lua, depois de ter passado quase sete anos a vaguear pelo Espaço.

Os observadores acreditavam que o rocket — aproximadamente com uma massa de quatro toneladas — deveria colidir com a Lua a uma velocidade de 2.58km/segundo numa questão de semanas.

Mas, de acordo com a Space.com, Bill Gray, o astrónomo responsável pela descoberta do impacto iminente, anunciou agora ter cometido um erro ao identificar o corpo em rota de colisão como uma parte do foguetão Falcon 9, que ajudou a lançar o satélite DSCOVR – Deep Space Climate Observatory em 2015.

Acredita-se agora que o detrito espacial seja na realidade a segunda fase do foguetão Long March 3C, que lançou a missão Chang’e 5-T1, em 2014, no âmbito do programa de exploração lunar da agência espacial chinesa. Espera-se que o foguete colida com a lua no a 4 de março.

Mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China rejeitou a afirmação na segunda-feira, dizendo que os destroços em questão tinham “entrado em segurança na atmosfera da Terra e foiram completamente incinerado”.

Pequim “defende a sustentabilidade a longo prazo das atividades no espaço exterior”, realçou o porta-voz Wang Wenbin, numa conferência de imprensa.

A China estabeleceu o objetivo de se tornar uma super potência espacial e deu um passo histórico no ano passado com o lançamento da mais longa missão tripulada à sua nova estação espacial.

A segunda maior economia do mundo investiu milhares de milhões no seu programa espacial, dirigido pelas forças armadas, e espera enviar humanos para a Lua.

Alice Carqueja, ZAP //

2 Comments

  1. Claro agora os chineses é que são os culpados do Espaço estar todo poluido, quando eles só há poucos anos começaram a lançar foguetes para lá.

    • Ler também ajuda… a noticia não fala “do Espaço estar todo poluído”, mas sim de um pedaço de lixo que irá colidir coma lua!

      Tendo em conta o lixo que a China faz (e vende) na Terra, não é de admirar que já andem a fazer estragos no Espaço!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.