/

Governo chinês aumenta controlo dos media (e proíbe homens “efeminados” nos programas de televisão)

10

Luong Thai Linh / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

Numa altura em que o Governo da China tem aumentado a sua influência em várias áreas da sociedade, chegou a vez dos media serem sujeitos a novas regras.

Na quinta-feira, a Administração Nacional de Rádio e Televisão da China anunciou, num comunicado online, que vai apertar as regras aplicáveis aos programas televisivos, reprimindo conteúdos considerados “insalubres”, limitando os salários das estrelas e punindo severamente a evasão fiscal.

Um das decisões mais polémicas passa pela proibição da presença de homens com aspeto considerado efeminado na televisão. O Governo disse às emissoras do país para promoverem a “cultura revolucionária”, ampliando uma campanha para aumentar o controlo sobre os negócios e a sociedade, escreve a NPR.

Neste sentido, o comunicado indica que não haverá mais espaço na oferta televisiva para gostos “deformados”. Usando gíria ofensiva para designar homens com aspeto considerado efeminado – “niang pao”, em chinês -, a Administração da Rádio e Televisão da China indicou que as emissoras devem “excluir resolutamente “maricas” e outros tipos de estética anormais”.

Isto reflete a preocupação oficial de que as celebridades chinesas, influenciadas pela aparência elegante e feminina de alguns cantores e atores sul-coreanos e japoneses, não estejam a incentivar os jovens chineses a serem suficientemente masculinos.

As emissoras devem evitar a promoção de “celebridades vulgares da internet” e a admiração pela riqueza e celebridade, apontou o regulador. Os programas devem antes “promover vigorosamente a excelente cultura tradicional chinesa, a cultura revolucionária e a cultura socialista avançada”.

O Ministério da Cultura e do Turismo e a Associação Chinesa para as Artes Performativas também referem que as novas disposições são destinadas a “moralizar” a indústria do entretenimento da segunda maior economia mundial.

Por exemplo, a escolha de atores e convidados deverá ser cuidadosamente controlada, passando a literacia política e a conduta moral a fazer parte dos critérios de seleção. As estações de televisão são agora chamadas a barrar os programas a artistas com “posições políticas incorretas” e a cultivar uma “atmosfera patriótica” nas suas emissões.

Conteúdos de entretenimento que envolvam celebridades “vulgares” da Internet, escândalos ou ostentação de riqueza serão igualmente rejeitados. As figuras do entretenimento televisivo serão encorajadas a participar em programas de promoção do bem-estar público e a assumir responsabilidades sociais, acrescenta a mesma nota.

O culto das celebridades, considerado “insalubre”, será reprimido, e os segmentos dos programas televisivos em que os espetadores são encorajados a votar ficarão sujeitos a um controlo apertado, passando a estar estritamente proibidas quaisquer votações que envolvam pagamento de quantias em dinheiro.

A China tem vindo a colocar pressão sobre aquilo que descreve como uma cultura “caótica” de devoção às celebridades e a apontar a mira a várias estrelas nacionais após uma série de casos controversos de evasão fiscal e agressões sexuais.

Paralelamente, indica a Reuters, as disposições emitidas pelo Ministério da Cultura e do Turismo e pela Associação Chinesa para as Artes Performativas impõem agora que os artistas, incluindo as novas estrelas do livestreaming, se submetam a formações periódicas em ética profissional, e determinam ainda que as agências cancelem os contratos com intérpretes que não possuam “disciplina moral”.

Os reguladores chineses estão a apertar a vigilância sobre diversas áreas, da tecnologia à educação, de modo a reforçar o controlo sobre a sociedade e sectores-chave da economia após anos de crescimento descontrolado.

Na segunda-feira tinham já sido introduzidas novas regras limitando o tempo que as crianças podem passar a brincar com videojogos.

ZAP // Lusa

 

10 Comments

  1. Que ainda aja alguém consciente e capaz de pôr travão aos disparates “humanos”, que por estes lados ocidentais parecem não ter fim à vista!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.