China fez explodir barragem para desviar enchente que já matou 33 pessoas

FEATURECHINA / EPA

O exército chinês fez explodir uma barragem para libertar as enchentes que ameaçavam uma das províncias mais populosas da China, depois de chuvas torrenciais terem provocado pelo menos 33 mortos e sete desaparecidos.

A operação da barragem, de que não foram avançados pormenores, foi realizada, esta terça-feira à noite, na cidade de Luoyang, na altura em que as severas inundações atingiram a capital da província de Henan, Zhengzhou, encurralando moradores e passageiros no metro, bem como deixando pessoas isoladas em escolas, apartamentos e escritórios.

Trata-se das chuvas mais intensas dos últimos 60 anos, segundo as autoridades chinesas, que chamaram efetivos militares para explodir a barragem para evitar danos maiores a montante. Desconhece-se o que sucedeu a jusante.

Segundo os dados mais recentes difundidos pela televisão estatal CCTV, as inundações já fizeram pelo menos 33 mortos e oito desaparecidos.

Cerca de 376 mil pessoas foram retiradas, enquanto mais de 200 mil hectares de plantações ficaram arruinadas, resultando num dano estimado em 1,22 mil milhões de yuan (160 milhões de euros), avançou a CCTV.

O Presidente da China, Xi Jinping, já considerou a situação “extremamente grave”. O chefe de Estado apelou à mobilização de todos face às consequências do mau tempo.

“As barragens desabaram, causando feridos graves, mortes e danos materiais. A situação na frente de inundação é extremamente grave”, admitiu.

Zhengzhou, uma cidade 700 quilómetros a sul de Pequim, recebeu em três dias o equivalente a quase um ano de chuva. Vídeos difundidos nas redes sociais mostram veículos cobertos de lama e pessoas encurraladas em carruagens de metro.

Ao norte de Zhengzhou, o famoso Templo Shaolin, conhecido pelo domínio das artes marciais dos seus monges budistas, foi também atingido. A província de Henan abriga muitos locais de importância para a cultura e é uma importante base para a indústria e a agricultura do país.

A situação mais dramática aconteceu no metropolitano de Zhengzhou, onde os passageiros ficaram encurralados nas carruagens com água pelos ombros, imagens que também circularam nas redes sociais. Várias testemunhas relataram que o pânico tomou conta das pessoas encurraladas. Noutras imagens, observa-se uma autêntica maré a invadir a plataforma deserta de uma estação.

 

Um homem contou à rede social chinesa Weibo que as equipas de resgate abriram o teto de uma carruagem para permitir a evacuação, um a um, dos passageiros. Centenas de passageiros foram retirados sãos e salvos do metropolitano, garantiram as autoridades municipais.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, enviou já uma carta ao Presidente da China “para transmitir sinceras condolências pela trágica perda de vidas e devastação”, disse o porta-voz adjunto das Nações Unidas, Farhan Haq.

A China vive habitualmente inundações durante o verão, mas o crescimento das cidades e a conversão de terras agrícolas em subdivisões aumentaram o impacto destes eventos. No ano passado, os níveis das cheias no sudoeste do país bateram recordes, destruindo estradas e obrigando dezenas de milhares de habitantes a abandonarem as suas casas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.