China clonou primeiro cão-polícia para “economizar tempo e dinheiro” em treino

Um grupo de cientistas chineses clonou, pela primeira vez, uma cadela-polícia, com o objetivo de replicar as características dos melhores animais, para os tornar mais eficazes. Nasceu assim Kunxun, que tem hoje dois meses.

O processo de clonagem de Kunxun, de raça Kunming (parecido com o Pastor Alemão), começou em setembro, com a recolha de uma amostra de ADN da pele de Huahuangma, que tem sete anos e “trabalhava” na esquadra da cidade de Pu’er, na provincia de Yunnan, sul da China, indica um artigo do Gizmodo publicado na terça-feira.

A amostra foi levada para os laboratórios da Sinogene Biotechnology Company, em Pequim, onde a equipa criou um embrião clonado e implantou-o numa Beagle. Kunxun nasceu de cesariana, com 540 gramas e 23 centímetros, e os testes de ADN já revelaram que Kunxun é 99,9% idêntico a Huahuangma.

Esta clonagem faz parte de um programa criado pelo Ministério de Segurança Pública da China e liderado pela Base de Cães Polícias de Kunming, pela Yunnan Agricultural University e pela Sinogene Biotechnology Company.

Segundo o artigo, a Sinogene Biotechnology Company é a primeira empresa de biotecnologia da China que fornece serviços de clonagem de animais. No ano passado, clonou um filhote chamado Juice, cobrando aproximadamente 380 mil yuans (cerca de 59 mil euros) para clonar animais de estimação.

Embora Kunxun não seja o primeiro cão clonado, é um pouco preocupante ouvir que o motivo principal” da clonagem deve-se ao intuito de reduzir o tempo e os custos envolvidos no treino de cães-polícias, refere um artigo do Xinhua.

De acordo com o China Daily, o treino de cães polícias na China leva entre quatro e cinco anos, chegando a custar cerca de meio milhão de yuans (à volta de 66 mil euros).

“Clonar cães polícias está em fase experimental. Espera-se que possamos produzir em massa cães polícias de bom desempenho, clonados à medida que as técnicas amadurecem nos próximos 10 anos”, disse ao China Daily Wan Jiusheng, investigador da Base de Cães Polícias de Kunming.

O programa “planeia igualmente estabelecer um banco de células somáticas de cães polícias de bom desempenho, que podem ser preservados por 50 anos, e outro grupo para a criação rápida de bons cães policiais”, acrescentou.

No entanto, lê-se no artigo do Gizmodo, existem há poucas razões para acreditar que o clone de um cão se comportará exatamente como seu pai, ainda que compartilhem a mesma genética. Além disso, os clones não guardam lembranças dos seus antecessores.

A cantora Barbra Streisand clonou a sua cadela, Samantha, apenas para descobrir que os filhotes resultantes tinham personalidades diferentes. Num artigo do New York Times, a própria admitiu que pode-se “clonar a aparência de um cão, mas não a alma”. Ainda assim, é possível que estes cães se tornem mais recetivos ao treino do que outros.

Outra questão relacionada com a clonagem de animais “geneticamente superiores” por razões industriais ou de serviço, prende-se com o facto de não estar claro se estes sofrem de envelhecimento acelerado. Dolly, a primeira ovelha já clonada, morreu aos seis anos de idade, o que, segundo o Smithsonian, equivale à metade da idade média de uma ovelha.

Porém, mais tarde, os cientistas descobriram que a clonagem não contribuiu para a sua morte prematura.

O primeiro cão clonado, Snuppy, viveu durante 10 anos, acabando por morrer devido ao mesmo tipo de cancro que matou o seu pai. Atualmente, há um estudo que monitoriza os seus descendentes clonados, para analisar a saúde e a vida útil desses animais.

Quanto a Kunxun, a media social chinesa afirma que o mesmo está a receber treino, tendo mostrado, até à data, uma “boa aptidão” nos testes de deteção e adaptação a ambientes desconhecidos.

Esta não é a primeira vez que se realizam experiências de clonagem com cães com fins policiais. O primeiro é de 2005: um Labrador Retriever, criado por cientistas sul-coreanos, foi clonado para farejar drogas ilegais nos serviços aduaneiros.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …