/

A China começou a cavar um buraco de 10 quilómetros na crosta da Terra. Porquê?

3

O objetivo do projeto é chegar até à camada geológica do Período Cretáceo, datada de há 145 milhões de anos. A escavação também pode útil na prevenção de desastres naturais como terramotos ou erupções vulcânicas.

Cientistas chineses começaram esta terça-feira de manhã a cavar um buraco de 10 quilómetros na crosta da Terra. Este será o buraco mais profundo alguma vez cavado no país e o projeto está a decorrer no maior deserto da China, o Taclamacã, no noroeste da região de Xinjiang.

O poço estreito está a ser construído dentro do solo, junto com as brocas e tubos de perfuração que pesam mais de 2000 toneladas. O objetivo do projeto é perfurar 10 camadas rochosas até que a equipa alcance a camada do Período Cretáceo, datada de há 145 milhões de anos, escreve o WION.

O projeto poderá também ser útil na identificação de recursos minerais e na avaliação de riscos ambientais, como erupções vulcânicas ou sismos. O especialista técnico Wang Chunsheng, que recentemente se juntou à operação, considera que a perfuração de um poço com mais de 10 000 metros de profundidade é um passo ousado para explorar o território desconhecido da Terra

“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande camião a ser conduzido por cima de dois cabos de aço finos“, explicou Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia, em entrevista à agência de notícias chinesa Xinhua.

Num discurso perante os maiores cientistas chineses em 2021, Xi Jinping já tinha apelado a uma maior aposta na exploração das profundidades da Terra.

Apesar de toda esta ambição chinesa, este buraco não será o mais profundo alguma vez cavado no nosso planeta. Esse recorde pertence ao Poço Superprofundo de Kola, que soma 12,2 quilómetros e foi cavado pela União Soviética durante a Guerra Fria.

Os soviéticos demoraram 20 anos a cavar o buraco e há moradores da zona que juram que conseguem ouvir os gritos das almas torturadas no inferno vindos do buraco.

ZAP //

3 Comments

  1. Quando menos esperarmos, os gajos aparecem-nos por baixo. Ainda hoje li uma notícia que a China ia tomar medidas contra Portugal por causa da Huawei. Esta deve ser a primeira.

      • Este não sabe o que é ironizar…
        E já agora, devagar se vai ao longe. Também é ironia…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.