Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

csis_er / Flickr

Tsai Ing-wen, Presidente de Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de último recurso caso a via diplomática não resulte.

“Se a possibilidade de reunificação pacífica for perdida, as forças armadas do povo, com toda a nação, incluindo o povo de Taiwan, vão tomar todas as medidas necessárias para esmagar resolutamente quaisquer planos ou ações separatistas”, disse Li, citado pela Reuters.

Taiwan é independente há mais de 70 anos, embora a China não o reconheça. Em várias ocasiões, a China prometeu tomar a ilhar de volta para seu controlo, escreve a Newsweek.

Tsai Ing-wen, a presidente eleita para um segundo mandato em janeiro, é considerada pelo Governo chinês como uma política pró-independência. Como tal, avisou-a várias vezes para não perseguir nenhum tipo de “separatismo”, caso contrário enfrentará consequências.

“Não prometemos abandonar o uso da força e reservamos a opção de tomar todas as medidas necessárias para estabilizar e controlar a situação no Estreito de Taiwan”, disse o general Li Zuocheng, esta sexta-feira.

“Enquanto houver uma pequena probabilidade de uma solução pacífica, aplicaremos cem vezes o esforço”, disse Li. No entanto, alertou os defensores da independência de Taiwan que o seu caminho “leva a um beco sem saída” e a oposição será “severamente punida”.

O Governo de Taiwan prometeu ainda apoiar ativistas pró-independência em Hong Kong, que têm travado confrontos com o Governo local apoiado por Pequim.

O legislativo chinês vai abordar, durante a sua sessão plenária, que arrancou na sexta-feira, a lei de segurança nacional de Hong Kong.

A lei proíbe “qualquer ato de traição, separação, rebelião, subversão contra o Governo Popular Central, roubo de segredos de estado, a organização de atividades em Hong Kong por parte de organizações políticas estrangeiras e o estabelecimento de laços com organizações políticas estrangeiras por parte de organizações políticas de Hong Kong”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes chineses dizem se diferentes do EUA mas no fim os resultados são os mesmos, controlo da população, dominação do mundo. Apenas são mais sufisticados na abordagem de dominação dando com uma mão tirando com 20 mãos… A China para crescer e vencer a bolha de dívidas que tem, necessita de que o mundo trabalhe e se vire apenas para eles…

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …