O anfitrião Chile conquistou este sábado pela primeira vez a Copa América em futebol, ao vencer a Argentina por 4-1, nas grandes penalidades, após 120 minutos sem golos, em Santiago do Chile.
No desempate por grandes penalidades, os chilenos não desperdiçaram nenhum, enquanto Lionel Messi foi o único argentino a acertar.
Pelo contrário, Gonzalo Higuaín (por cima da barra) e Ever Banega (defesa de Cláudio Bravo), falharam os seus pontapés, deixando o marcador em 1-3 para os chilenos.
No pontapé decisivo, Alexis Sanchez bateu a grande penalidade “à Panenka”, deixando em delírio os 50 mil chilenos que encheram o Estádio Nacional de Santiago para apoiar a selecção da casa.
“Isto é algo muito lindo para todos os chilenos, que precisavam disso. O povo chileno precisa de triunfos, de algo como esta Copa América, e hoje demos um passo incrível, somos os melhores da América”, disse Arturo Vidal no final da partida.
Antes da final deste sábado, o Chile tinha vencido a Argentina apenas uma vez em 38 jogos.
O Chile torna-se a oitava seleção a arrebatar o troféu, depois de Uruguai (15 títulos), Argentina (14), Brasil (8), Peru (2), Paraguai (2), Bolívia (1) e Colômbia (1).
ZAP / Lusa
Foi merecido.