Chernobyl é a série mais bem classificada de sempre no IMDB

A HBO e a Sky uniram forças para nos trazer a minissérie Chernobyl, e o esforço compensou: a série tornou-se na mais bem classificada de sempre no IMDB. 

Chernobyl terminou esta segunda-feira, dia 3 de junho, e tornou-se na série mais bem classificada de sempre no IMDB. A minissérie da HBO alcançou uma classificação de 9.7 em 10, superando Breaking Bad e até Game of Thrones.

A série tem apenas cinco episódios, mas todos estão classificados com mais de 9.5 no IMDB, um dos sites de avaliação de filmes e séries mais confiáveis, que junta não só a crítica do público em geral, como também de especialistas. O último episódio de Chernobyl, intitulado Vichnaya Pamyat, é o mais bem classificado da série, com 9.9.

Segundo o The Economist, a probabilidade de uma série produzir quatro episódios consecutivos com classificações de 9.5 ou mais é de apenas 0.4%. Antes deste sucesso recente, só os quatro últimos episódios de Breaking Bad tinham alcançado este feito.

Chernobyl torna-se assim na série mais bem classificada no IMDB, roubando o lugar a Breaking Bad.

Mas, além de ser a série mais bem classificada de todas, Chernobyl, um drama baseado em factos reais, destaca-se especialmente no seu género. Desta série só se aproxima Irmãos de Armas, com 9.5, uma minissérie de 2001 sobre a participação norte-americana na II Guerra Mundial.

Ao terceiro episódio, o drama criado por Craig Mazin já tinha conseguido ultrapassar a famosa Game of Thrones e Breaking Bad. Os episódios seguintes podiam fazer a cotação descer, o que não se verificou. pelo contrário, Chernobyl passou de uma classificação de 9.6 para 9.7.

Chernobyl estreou-se na HBO a 7 de maio e retrata um desastre nuclear que aconteceu na União Soviética. Na noite de 25 para 26 de abril de 1986, um reator nuclear explodiu inesperadamente na central de Chernobyl, localizada na atual Ucrânia. A radiação propagou-se rapidamente e em grande escala. Cinco milhões de hectares de terras terão ficado inutilizados devido à radioatividade e inabitáveis durante 20 mil anos.

O desastre aconteceu no contexto da Guerra Fria e teve grande impacto na política externa soviética. Os Estados Unidos e a URSS aproximaram-se através da cooperação científica para lidar com as consequências do acidente. Além disso, o acontecimento teve um papel importante na dissolução da União Soviética cinco anos depois.

A série foi escrita por Craig Mazin (A Ressaca II) e realizada por Johan Renck (Bloodline, Vikings). O elenco conta com Jared Harris (Mad Men, The Crown), Stellan Skarsgård (Mamma Mia, Ninfomaníaca) e Emily Watson (Genius, A Teoria de Tudo).

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …