Chernobyl é a série mais bem classificada de sempre no IMDB

A HBO e a Sky uniram forças para nos trazer a minissérie Chernobyl, e o esforço compensou: a série tornou-se na mais bem classificada de sempre no IMDB. 

Chernobyl terminou esta segunda-feira, dia 3 de junho, e tornou-se na série mais bem classificada de sempre no IMDB. A minissérie da HBO alcançou uma classificação de 9.7 em 10, superando Breaking Bad e até Game of Thrones.

A série tem apenas cinco episódios, mas todos estão classificados com mais de 9.5 no IMDB, um dos sites de avaliação de filmes e séries mais confiáveis, que junta não só a crítica do público em geral, como também de especialistas. O último episódio de Chernobyl, intitulado Vichnaya Pamyat, é o mais bem classificado da série, com 9.9.

Segundo o The Economist, a probabilidade de uma série produzir quatro episódios consecutivos com classificações de 9.5 ou mais é de apenas 0.4%. Antes deste sucesso recente, só os quatro últimos episódios de Breaking Bad tinham alcançado este feito.

Chernobyl torna-se assim na série mais bem classificada no IMDB, roubando o lugar a Breaking Bad.

Mas, além de ser a série mais bem classificada de todas, Chernobyl, um drama baseado em factos reais, destaca-se especialmente no seu género. Desta série só se aproxima Irmãos de Armas, com 9.5, uma minissérie de 2001 sobre a participação norte-americana na II Guerra Mundial.

Ao terceiro episódio, o drama criado por Craig Mazin já tinha conseguido ultrapassar a famosa Game of Thrones e Breaking Bad. Os episódios seguintes podiam fazer a cotação descer, o que não se verificou. pelo contrário, Chernobyl passou de uma classificação de 9.6 para 9.7.

Chernobyl estreou-se na HBO a 7 de maio e retrata um desastre nuclear que aconteceu na União Soviética. Na noite de 25 para 26 de abril de 1986, um reator nuclear explodiu inesperadamente na central de Chernobyl, localizada na atual Ucrânia. A radiação propagou-se rapidamente e em grande escala. Cinco milhões de hectares de terras terão ficado inutilizados devido à radioatividade e inabitáveis durante 20 mil anos.

O desastre aconteceu no contexto da Guerra Fria e teve grande impacto na política externa soviética. Os Estados Unidos e a URSS aproximaram-se através da cooperação científica para lidar com as consequências do acidente. Além disso, o acontecimento teve um papel importante na dissolução da União Soviética cinco anos depois.

A série foi escrita por Craig Mazin (A Ressaca II) e realizada por Johan Renck (Bloodline, Vikings). O elenco conta com Jared Harris (Mad Men, The Crown), Stellan Skarsgård (Mamma Mia, Ninfomaníaca) e Emily Watson (Genius, A Teoria de Tudo).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.