Chernobyl é a série mais bem classificada de sempre no IMDB

A HBO e a Sky uniram forças para nos trazer a minissérie Chernobyl, e o esforço compensou: a série tornou-se na mais bem classificada de sempre no IMDB. 

Chernobyl terminou esta segunda-feira, dia 3 de junho, e tornou-se na série mais bem classificada de sempre no IMDB. A minissérie da HBO alcançou uma classificação de 9.7 em 10, superando Breaking Bad e até Game of Thrones.

A série tem apenas cinco episódios, mas todos estão classificados com mais de 9.5 no IMDB, um dos sites de avaliação de filmes e séries mais confiáveis, que junta não só a crítica do público em geral, como também de especialistas. O último episódio de Chernobyl, intitulado Vichnaya Pamyat, é o mais bem classificado da série, com 9.9.

Segundo o The Economist, a probabilidade de uma série produzir quatro episódios consecutivos com classificações de 9.5 ou mais é de apenas 0.4%. Antes deste sucesso recente, só os quatro últimos episódios de Breaking Bad tinham alcançado este feito.

Chernobyl torna-se assim na série mais bem classificada no IMDB, roubando o lugar a Breaking Bad.

Mas, além de ser a série mais bem classificada de todas, Chernobyl, um drama baseado em factos reais, destaca-se especialmente no seu género. Desta série só se aproxima Irmãos de Armas, com 9.5, uma minissérie de 2001 sobre a participação norte-americana na II Guerra Mundial.

Ao terceiro episódio, o drama criado por Craig Mazin já tinha conseguido ultrapassar a famosa Game of Thrones e Breaking Bad. Os episódios seguintes podiam fazer a cotação descer, o que não se verificou. pelo contrário, Chernobyl passou de uma classificação de 9.6 para 9.7.

Chernobyl estreou-se na HBO a 7 de maio e retrata um desastre nuclear que aconteceu na União Soviética. Na noite de 25 para 26 de abril de 1986, um reator nuclear explodiu inesperadamente na central de Chernobyl, localizada na atual Ucrânia. A radiação propagou-se rapidamente e em grande escala. Cinco milhões de hectares de terras terão ficado inutilizados devido à radioatividade e inabitáveis durante 20 mil anos.

O desastre aconteceu no contexto da Guerra Fria e teve grande impacto na política externa soviética. Os Estados Unidos e a URSS aproximaram-se através da cooperação científica para lidar com as consequências do acidente. Além disso, o acontecimento teve um papel importante na dissolução da União Soviética cinco anos depois.

A série foi escrita por Craig Mazin (A Ressaca II) e realizada por Johan Renck (Bloodline, Vikings). O elenco conta com Jared Harris (Mad Men, The Crown), Stellan Skarsgård (Mamma Mia, Ninfomaníaca) e Emily Watson (Genius, A Teoria de Tudo).

PARTILHAR

RESPONDER

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …