O dono da loja de discos Easy Street Records encontrou um cheque com o pagamento dos direitos autoriais a Kurt Cobain, vocalista dos Nirvana. Foi também encontrado um recibo da renda de sua casa.
Os papéis encontrados estavam no meio de discos comprados pela loja nos anos 90. O cheque de royalties era de apenas 24,09 euros e foi enviado pela BMI a 6 de março de 1991 – 6 meses antes do lançamento do álbum “Nervermind”, um dos mais icónicos da banda.
Segundo a Blitz, entre os documentos encontrados estava um itinerário de uma digressão pela Europa para apresentar o seu álbum e datas de concertos de 1993 para apresentar o disco “In Utero”.
Matt Vaughan, dono da loja, encontrou os papéis quando estava a limpar a cave. Entre as descobertas está ainda o recibo mensal da renda de Kurt Cobain, com um valor de cerca de 160 euros.
“Pedido de recibo ao senhorio encontrado na Easy Street Records, datado de 9 de abril de 1990, um ano antes de ‘Nevermind’ ter mudado a música como a conhecemos. Duvido que ele tivesse mais recibos destes”, lê-se na publicação feita pela Easy Street Records no Instagram.
A editora discográfica dos Nirvana, a Sub Pop, reagiu com entusiasmo aos achados e publicou uma fotografia do cheque de royalties na sua página de Instagram.
Nascido em Washington, Kurt Cobain ficou conhecido como vocalista dos Nirvana e inventor do estilo “Grunge”. O cantor acabaria por se suicidar em 1994, deixando uma filha e um legado musical para trás.
“Nascido na capital norte-americana”. Correcção: Kurt Cobain nasceu no estado de Washington e não de Washington DC. Não são a mesma coisa!
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo. Está corrigido.
Ele não inventou o Grunge. O “pai” do estilo é Neil Young.